Powered by INNOVATION INSIDER

    Pesquisa
    • Aa+
    • Aa-
    • Aa+
    • Aa-
    Big Data
    https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2021/02/O-que-faz-um-Chief-Data-Officer-1920x550.jpg

    Dados

    A grande competitividade do mercado acaba por demandar funções diferenciadas dentro das empresas. Com o advento da transformação digital, atualmente tudo é representado por dados. Isso pode até soar um pouco insensível, mas, sim, somos dados para a maior parte das grandes empresas do mundo.

    O número de dados manipulados diariamente no mundo corporativo é surreal, de modo que mostra-se necessária uma análise detalhada de cada etapa do processo de obtenção e armazenamento dessas informações. No Brasil, por exemplo, essas informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    A LGPD tem como prioridade a segurança dos dados obtidos por empresas do país. Esses dados podem ser relacionados a funcionários, fornecedores, parceiros, e principalmente, clientes.

    Mas quem de fato cuida e gerencia esses dados? Uma empresa consegue gerir essas informações de maneira facilitada ou precisa de um profissional específico para isso? Quem é esse profissional e o que ele faz dentro da empresa?

    A resposta para essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo. Aqui você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a profissão de Chief Data Officer (CDO). Acompanhe!

    A profissão CDO

    A profissão de Chief Data Officer vem em conjunto com a grande quantidade de processos tecnológicos que chegaram para facilitar a forma com que as empresas lidam com as informações. O que antes era feito com papel e caneta e registrado em arquivos físicos e pastas, agora é feito por meio de tecnologias como o sistema cloud, Big Data, entre outros.

    Não há mais espaço para processos obsoletos e mais demorados, é preciso aproveitar o que a tecnologia oferece e usar todas as informações obtidas para alavancar a empresa como um todo. Você já deve ter ouvido falar que informação é poder, e de fato é!

    As empresas que conseguem captar e monitorar a análise dos dados obtidos, são as que preveem melhores oportunidades de negócios e obtêm maior sucesso no mercado. Esse é exatamente o trabalho do Chief Data Officer!

    Atribuições do cargo

    As atribuições deste importante cargo são diversas e todas têm relação com a proteção e o gerenciamento de dados de uma determinada empresa. Esse profissional é o responsável por gerenciar os dados obtidos diariamente pela empresa, de maneira estratégica e voltada para a prospecção de oportunidades.

    Outrossim, o profissional fica a cargo de administrar esses dados de maneira correta e de acordo com a legislação competente. Como dito anteriormente, a lei que regula isso é a LGPD, que prevê todas as regras que as empresas devem seguir para manipular os dados obtidos durante suas atividades.

    A forma com que os dados ficam armazenados e organizados dentro dos servidores da empresa, ou dentro do sistema cloud, também é responsabilidade do CDO. É ele que estabelece o planejamento e a forma com que os procedimentos de armazenagem dos dados são realizados. Isso vale para categorização dos dados, formas de absorção, entre outros.

    A qualidade dos dados também fica a cargo do CDO, que deve fazer tudo o que for possível para aumentar os padrões qualitativos dos dados obtidos. Ele vai saber exatamente as siglas e nomenclaturas utilizadas na separação e obtenção dos dados, por exemplo.

    O profissional deverá se certificar que todos os protocolos da empresa estão sendo seguidos no que se refere aos dados obtidos. Ele pode até mesmo criar esses protocolos e colocá-los em execução durante a sua passagem pelo cargo de CDO.

    Além de tudo isso, o CDO contribui muito para o crescimento da empresa de uma maneira mais indireta, quando fornece a compilação dos dados obtidos de uma maneira mais estratégica e possibilita que os gestores da empresa tenham insights e ideias mais fundamentadas.

    O que é preciso para ser Chief Data Officer

    Para administrar o maior ativo da empresa em que atua, o Chief Data Officer, precisa ter uma visão bem ampla das coisas. Uma pessoa de cabeça fechada não poderia exercer essa profissão, já que ele deve estar sempre aberto para visualizar as melhores oportunidades e os momentos de dar um passo para trás também.

    Para exercer esse cargo não é preciso ter uma graduação específica, mas é primordial que o profissional conheça bem a empresa em questão. Se você deseja se tornar um Chief Data Officer na sua empresa, pode ser que o cargo ainda não exista. Então, o interessante é demonstrar a necessidade de um profissional como este na empresa.

    Caso você ainda não esteja empregado, busque estudar e ter um conhecimento mais aprofundado a respeito das novas tecnologias de informações e armazenamento, como a tecnologia de metadados, Big Data, cloud, entre outros. Isso já deixará você bem à frente de outros candidatos quando tiver alguma entrevista para esse cargo.

    Salário do Chief Data Officer

    O salário do Chief Digital Officer vai depender muito de alguns fatores importantes, como a experiência do profissional, o tempo de empresa e o conhecimento técnico que ele possui a respeito da gestão de dados. Além disso, o tamanho da empresa e as atribuições passadas a esse profissional também podem alterar o salário dele.

    Em uma estimativa inicial, é possível dizer que o CDO pode ganhar de 15 a 30 mil reais em uma empresa de tecnologia, por exemplo. Porém, a expectativa é que com o passar do tempo, as mais diversas empresas precisem desse tipo de profissional, e por isso novas formações vão surgir e quem se adiantar tem a tendência a se sair melhor na questão salarial.

    A importância do profissional

    A grande importância do CDO, como mencionado antes, é que o principal ativo das empresas são as informações que elas obtêm ao longo de sua jornada no mercado. Essas informações devem ser protegidas, mantidas em sigilo e resguardadas quanto a ataques externos e vazamentos.

    Além disso, o CDO leva as informações necessárias para que a empresa evolua e possa inovar de acordo com a demanda de seus clientes, bem como saiba reconhecer o seu público-alvo e transformar as atividades da empresa de acordo com os dados obtidos.

    Tudo isso reflete a importância do Chief Data Officer dentro de uma empresa. Se você está pensando em ser um profissional CDO ou se deseja agregar o cargo na sua empresa, vá em frente! Esse é o momento de pensar à frente e fora da caixa. Isso certamente traz resultados excelentes!

    Faça parte da nossa comunidade de estrategistas digitais no Telegram!

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ciência de dados e epidemias

    Em razão dos avanços científicos nos últimos anos, há fortes indícios de que a ciência de dados é a pr...

    Big Data por Tripulação ET

    Série

    _Além da transformação

    Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios da transformação.