Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Criatividade
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Tecnologia-acabando-com-a-criatividade.jpg

Tecnologia e a criatividade

Empreender é uma das grandes tendências no mundo dos negócios. Cada vez mais, observamos pessoas em busca de criar o seu próprio negócio e assim, realizar seu sonho. Mas o mundo dos negócios vai além de entender de tecnologia, essencial para aumentar a performance da sua empresa, porém, ter criatividade é outro ponto que deve ser trabalhado diariamente.

Porém, há a discussão sobre a tecnologia matar a criatividade presente nos processos. Será que isso é verdade? Como podemos melhorar a situação? O que é interessante implementarmos hoje na nossa empresa para gerar resultados no futuro? Entenda isso e muito mais ao longo do artigo.

O que é criatividade no mundo dos negócios?

Se você pensa que criatividade está ligada apenas ao mundo das artes, se engana. No mundo dos negócios, podemos observar diversas formas de aplicar isso no dia a dia da empresa.

Na verdade, investir na criatividade é um dos grandes diferenciais estratégicos para qualquer negócio de sucesso. Afinal de contas, isso pode ser observado no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Podemos ainda, ver a criatividade sendo aplicada em novas maneiras de estimular os colaboradores a se manterem motivados em seus ambientes de trabalho.

Em meio a tudo isso, observamos que muitas pessoas confundem inovação com criatividade. Porém, vale ressaltar que são conceitos diferentes. Enquanto inovação se trata de algo novo e que está pronto para ser produzido, a criatividade é a capacidade de criar algo. Se analisar bem, ambos são parte do processo criativo. Primeiro, surge a criatividade para depois, aparecer a inovação.

E isso pode ser observado todos os dias. Enquanto isso, a tecnologia está cada vez mais presente nos processos diários de uma empresa. Em meio a tudo isso, surge a economia criativa. Um conceito simples e que pode ser aplicado em qualquer negócio. Entenda melhor a seguir.

Economia criativa

Economia criativa são atividades que focam no exercício da imaginação e criatividade, ao mesmo tempo que explora seu valor econômico. Em outras palavras, é uma forma das pessoas ganharem dinheiro com suas ideias. Vale ressaltar, que os princípios da economia criativa abrangem os processos que utilizam a criação, assim como a produção e a distribuição.

Basicamente, todo negócio desenvolvido a partir da criatividade é considerado na economia criativa. Porém, para ser de fato uma empresa, isso precisa gerar algum valor econômico. Não basta ser uma ideia interessante, esta deve render lucro.

No geral, as empresas que investem em economia criativa buscam formas de melhorar a sociedade e ainda possuem colaboradores mais motivados. Então, podemos observar que há uma missão bem estabelecida e funcionários que compreendem e apoiam essa iniciativa.

Criatividade em tempos de crise

Em tempos de instabilidade econômica e aumento do custo de vida, um desafio de muitas empresas é se manter ativa no mercado. E para isso, investir na criatividade é um ponto alto.

Antes de tudo, você deve ter em mente que se manter criativo diante das inovações do mercado e da concorrência nem sempre é tarefa fácil. Mas a solução para isso é tornar a criatividade um hábito na sua empresa, fazendo com que seja parte do seu dia a dia e dos seus processos.

Seja você uma empresa nova ou uma com mais tempo no mercado, recorrer a isso e unindo esse conceito a tecnologia é essencial para a sua sobrevivência. E se você pensa que é um trabalho enorme e muito difícil, se engana. Entenda abaixo, como a empresa pode unir tecnologia e criatividade sem afetar a eficiência de ambos.

Como unir criatividade e tecnologia

Você deve ter em mente que criatividade e tecnologia não são opostos, mas sim complementares. De um lado, a tecnologia otimiza o nosso potencial de sermos criativos. Do outro lado, a criatividade proporciona uma visão diferenciada da tecnologia. Qualquer pessoa pode ter acesso a determinados dados, mas é a criatividade que transforma aquelas informações em algo inovador e que traga resultados para a empresa.

E agora, você deve estar se perguntando: como aplicar isso na minha empresa? Para começar, tenha em mente o perfil da sua empresa. Entenda como funciona, as formas de comunicação que existem e tudo mais. Esse contato com outras pessoas e fontes de informação é importante para a qualidade das ideias desenvolvidas.

Além disso, invista nos seus colaboradores. Essas pessoas devem estar envolvidas não só no negócio como também serem estimuladas de diversas maneiras. A criatividade está ligada não só ao que se vê, mas sim para as conexões que fazemos entre diversas formas de conhecimento adquirido. Então, um profissional que estuda mais e está mais antenado com as novidades, e atualidades vai compreender melhor como utilizar a tecnologia e também olhar de uma nova forma para velhas questões.

Invista nesse conceito na sua empresa, uma vez que toda pessoa que tem contato com o seu negócio pode ter uma criatividade em potencial. E isso pode ser usado a favor da sua empresa, seja na busca por uma solução mais simples ou não.

Isso sem falar no uso da tecnologia. Não deposite todos os seus esforços na ferramenta como se esta garantisse os resultados. É a criatividade na sua utilização que gera para a empresa muito mais do que lucro, mas uma melhor performance.

Quando aplicar esses conceitos na minha empresa?

Agora que se interessou, pense por partes: ter grandes ambições é importante para um negócio, mas não planejar pode significar o fracasso dele. Comece por etapas, assim, mantém a organização e a constância. E lembre-se de criar um ambiente que estimule a criatividade. Para realizar isso, você deve compreender como é o seu negócio e descobrir formas de manter esse ambiente agradável. Afinal de contas, ninguém consegue produzir ou criar algo se tiver em uma montanha de trabalho ou insatisfeito.

E se você gostou do artigo de hoje, assine a nossa newsletter. Temos conteúdos superinteressantes e que você pode aplicar no seu negócio. Descubra isso em primeira mão para não perder nada sobre isso. Para assinar é simples, rápido e fácil.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *