Experiência do funcionário
Um novo conceito passa a ser utilizado, garantindo maior autonomia aos setores de RH
TECNOLOGIA NAS EMPRESAS
Tripulação ET
7/22/20244 min ler
Employee experience o que é, exemplos e importância
Com a necessidade reestruturação de um novo modelo de trabalho, diversos empreendimentos promovem inovações para se manterem no mercado competitivo. Para isso, buscam ampliar as suas possibilidades de fazer negócio, por meio de estratégias mais assertivas e que compreendam o segmento que atende sob uma perspectiva mais ampla.
Acompanhe nosso artigo e entenda como funciona o People Experience e como as empresas de altas performance estão se posicionando no mercado globalizado.
Conhecendo o Employee Experience
Com a proposta de inovação dentro dos setores empresariais, um novo conceito passa a ser utilizado, garantindo maior autonomia aos setores de RH: o Employee Experience é integrado como uma estratégia no processo de Gestão de Pessoas, que tem a capacidade de promover um maior envolvimento entre os colaboradores da empresa.
A estratégia alinha valores da empresa com a necessidade de um diálogo transparente entre seus funcionários e gestores, levando em consideração as implementações de automação do trabalho. Assim, tem o intuito de promover melhorias nos procedimentos internos e aumentar a produtividade no período de trabalho, gerando uma melhor experiência na execução de atividades e entre seus colaboradores.
Por meio dessas ações, o funcionário compreende a sua importância dentro da empresa e passa a desempenhar a sua atividade com maior satisfação, tendo a certeza de que será reconhecido pelos seus esforços.
Essas ações fazem a empresa se destacar no mercado competitivo, por meio dos seus diferenciais, tanto por uma perspectiva humanizada, quanto por uma visão inovadora.
Assim, uma Employee Experience tem por objetivo:
– Promover estratégias e planos de ações adequados para as melhorias necessárias na rotina de seus colaboradores;
– Provocar um maior envolvimento entre colaboradores, por meio de uma política humanizada e cooperativa;
– Atuar a partir de uma liderança comunicativa e motivadora;
– Estabelecer melhorias no ambiente de trabalho, tornando o espaço seguro e agradável para a execução das atividades;
– Oferecer condições adequadas para que os seus profissionais vislumbrem um plano de carreira;
– Disponibilizar de benefícios, entre outros planos para a sua realização profissional.
Além disso, tem como intuito o aperfeiçoamento dos processos gerenciais, compreendendo os seus colabores como partes essenciais da empresa. Com isso, promove uma transformação e a visibilidade do negócio, gerando maior referência e autoridade no seu segmento, por considerar os seus profissionais como recursos imprescindíveis para um bom desempenho nos negócios.
Experiência dos colaboradores: uma preocupação necessária
Por trás de uma empresa bem-sucedida há todos os seus colaboradores, que são os recursos imprescindíveis para o bom desempenho do negócio. E esse sucesso somente é alcançado quando há produtividade do capital humano.
São os colaboradores os principais responsáveis por uma empresa atingir suas metas e é por este motivo que a sua satisfação no ambiente de trabalho é necessária, pois cada um desses profissionais merece ser valorizado pelo seu empenho e suor.
Tendo essa visão como um diferencial no novo modelo de Gestão de Pessoas, são estabelecidas estratégias para retenção de talentos, além de uma reorganização do espaço de trabalho.
Entre as estratégias estabelecidas e que apresentam bons resultados para empresas de alta performance, temos:
– Melhoria do clima organizacional da empresa;
– Redução da rotatividade de pessoal;
– Melhora do relacionamento entre os profissionais, que passam a atuar de forma mais engajada e com maior proatividade;
– Redução dos custos com o setor de Recursos Humanos.
Uma experiência satisfatória para os seus colaboradores, faz com que se sintam valorizados e desenvolvam as suas atividades com maior segurança e comprometimento. Isso permite um rendimento favorável e com resultados satisfatórios para o negócio, que passa a ser visto como um verdadeiro líder no mercado competitivo.
Benefícios com a aplicação do Employee Experience
Ao aplicar um novo modelo de negócios a partir do reconhecimento da importância dos seus colaboradores para o andamento dos negócios, muitos benefícios são alcançados.
Inicialmente, o processo que permite a captação de novos talentos reduz a rotatividade de pessoal. Além disso, o relacionamento dos colaboradores com os gestores da empresa é reformulado, de modo que todos possam ter uma comunicação mais aberta e transparente.
Ainda com essas novas estratégias nos processos de gestão, observam-se transformações significativas na percepção do profissional em relação à empresa, na qual ele procura atuar com maior desenvoltura e responsabilidade.
Nesse sentido, os líderes atuam como exemplo em atitudes e comportamentos, motivando os seus funcionários a uma conduta mais adequada e comprometida com os objetivos do negócio.
Esse processo de atuação, a partir de um trabalho em equipe, gera um maior fortalecimento de marca empregadora, contribuindo de forma positiva para a atuação do RH estratégico. É a partir desse fortalecimento que o negócio passa a ser vislumbrado como um bom ambiente de trabalho, tornando-se, assim, um referencial onde impera o respeito e o reconhecimento por seus colaboradores.
Com esse perfil de negócio bem estruturado, a empresa começa a atrair os melhores profissionais do mercado e ganhar maior autoridade e visibilidade na sua área de atuação.
Além disso, com o avanço da tecnologia e com as diversas possibilidades de realizar bons negócios através dos meios digitais, um empreendimento precisa se relacionar tanto com seus clientes, como com seus colaboradores, exatamente da maneira como está vendendo essa imagem.
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Estruturando uma equipe cooperativa
Estruturar uma equipe cooperativa é construir um ambiente de trabalho favorável para o desenvolvimento das atividades profissionais. Para isso, é necessário o aperfeiçoamento das relações interpessoais, em que os gestores estão preparados para lidar com os diferentes perfis de trabalhadores, agindo de forma motivadora e cooperativa.
Essas transformações são visíveis também no setor de RH das empresas de alta performance. Essas organizações passam a utilizar dessa estratégia de renovação nos processos de gestão de pessoal, para assumir um melhor posicionamento da empresa como um competidor em potencial.
A partir de estratégia eficiente e com um planejamento bem desenvolvido que os departamentos de RH passam a ter os seus custos reduzidos, uma vez que a empresa retém talentos, diminuindo, assim, o processo de rotatividade entre colaboradores.