Transformação Digital nas Empresas

Transformação digital: inovação, eficiência e competitividade nas empresas.

TECNOLOGIA NAS EMPRESAS

Tripulação ET

7/20/20243 min ler

Transformação Digital é apenas para grandes empresas!
Transformação Digital é apenas para grandes empresas!

Transformação Digital é apenas para grandes empresas!

Já começo pedindo desculpas pela FakeNews postada acima, mas essa é uma “realidade” que pretendo quebrar aqui nesse texto. Não que apenas lendo esse texto você mudará a sua visão, mas espero que ele coloque a pulga atrás da sua orelha, pois assim como em 2000 diziam que site era apenas para grandes empresas, dizem a mesma coisa hoje sobre Transformação Digital. Foram mais de 20 anos desde então e essa frase, de 2000, era tão mentirosa como o título acima, mas eu o fiz para chamar a sua atenção.

Você já deve estar cansado de ouvir que “a pandemia agilizou processos digitais nas empresas” certo? Mas vou contar uma coisa para você, essa é outra FakeNews. O mercado ama isso, tal qual aquelas empresas que se dizem centradas no consumidor, onde os gestores falam em inglês “consumer center” no meio de uma fala de 3 minutos toda em português, para uma audiência da mesma língua. Falar em inglês lhe deixa mais inteligente, entretanto, a empresa dessa pessoa não responde nem aos comentários no Instagram. Centrada em quem, mesmo?

“A pandemia agilizou…” mentira. Isso está um excelente discurso, mas na prática, tudo o que acontece é mais do mesmo. O cliente diz “quero vender” e os fornecedores correm para subir um site, contratam o influenciador da moda (influencer para ficar mais chique) torram o dinheiro no Google, fazem o post bacana ali no Facebook, replica no Instagram e seja o que Deus quiser. Se falar de planejamento então, é quase que ofender a mãe de alguém…

Alguma coisa mudou

De fato, o home office é uma realidade que parece não ser algo apenas para resolver um problema que a pandemia causou. O Zoom pulou de 20 para 300 milhões de usuários por dia em menos de um mês. Muitas empresas já aderiram ao home office. Isso parece ser uma boa mudança e que ela puxe outras, por favor!

Gestores aprenderam que as pessoas podem trabalhar mais, e mais felizes, em suas casas, com liberdade para ir ao escritório em horários alternativos, assim, fogem de trânsito e podem se dedicar mais a família, e isso também trouxe uma nova forma de ver o trabalho, ou para usar um termo da moda, mudou o “mindset” dos gestores.

A alma digital está chegando

Para que a Transformação Digital ocorra, é preciso que a empresa tenha essa alma, e ai, entramos a fundo nesse artigo, onde eu afirmo, que essa alma precisa estar na empresa com 5 ou 5 mil funcionários. Já começamos a entender que Transformação Digital não é só para as grandes, afinal, as grandes, um dia foram pequenas.

Outro ponto, a Transformação Digital não é presença digital, ou seja, não é ter um site e Rede Social. Ela vai muito além disso. Qualquer pequena empresa pode ter esses canais, mas entender a fundo o consumidor e lhe entregar uma experiência, nem sempre precisa ser enorme.

Enquanto, em um famoso banco, para você pagar o seu cartão de crédito, é preciso que tenha o dinheiro na conta corrente desse mesmo banco, os digitais, geram um código e possibilitam com um click que você copie esse código e cole em qualquer outro aplicativo de qualquer outro banco para você pagar a sua fatura. A opção é do cliente e não da empresa.

Enquanto um banco gasta milhões para dizer que é o banco digital, qualquer banco menor tem reconhecimento facial para acessar seu aplicativo, mas esse, é só discurso.

A pizzaria da esquina da sua casa, pode, no excel, ter o controle dos pedidos que você faz, toda a semana, e oferecer um desconto, via WhatsApp, antes de você pedir a pizza. As vezes, uma 3a feira, você nem queria comer pizza, mas um desconto de 10% para aquele dia, interessa, não?