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    Transformação Digital
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    Transformação digital nas empresas

    O impacto profundo das transformações que o mundo está sofrendo atualmente, poderá mudar e reinventar nossa maneira de nos relacionar com marcas e empresas para sempre. As empresas já começaram um processo intensivo para aprimoramento dos modelos e operações de seus negócios para torná-los mais competitivos e preparados para o mundo pós-covid.

    A transformação digital está fundamentalmente tornando as organizações mais adaptáveis e resilientes. Esta crise, nos mostrou que os players que já possuíam os elementos chaves da transformação já inseridos em seus modelos empresariais foram os que mais cresceram. Então, nós vamos destacar aqui quais são os itens chaves da transformação.

    Segundo o Fórum Econômico Mundial, a transformação digital é uma oportunidade de R$12,8 trilhões apenas nos setores de telecomunicações e mídia.

    Segue estão as cinco áreas-chaves para atender a esses desafios e garantir que seu gerenciamento da transformação digital possa realmente tornar sua empresa adaptável.

    1. Dados

    O crescimento exponencial dos dados ao posicionamento estratégico da transformação digital corporativa criou novas oportunidades de negócios junto com enormes desafios. Hoje, vemos organizações de todas as formas e tamanhos embarcando em adequação de processos de dados. Data Science, tornou-se uma buzzword presente nos processos de transformação e sem dúvida,  fornecem o combustível para gerar percepções significativas para a reinvenção do modelo de negócios.

    Os dados ajudam a entender o comportamento do cliente, trazem insights de como eles preferem se envolver com seus produtos ou serviços, e podem auxiliar na descoberta de erros de processos, estratégias aplicadas . Além de  permitir que você se aproxime de seu cliente, ajudam a ajustar suas ofertas para atender às necessidades dele e responder com mais rapidez às mudanças. Se você ainda depende dos instintos para entender o pulso do cliente, ou se guia por seu “faro de negócios”, você está fadado a perder para a concorrência com o passar do tempo.

    Dados podem fornecer insights sobre o desempenho dos processos, se eles melhoraram com o tempo e são robustos o suficiente para sobreviver a circunstâncias imprevistas. Os dados podem conectar processos às pessoas, identificar os principais influenciadores da mudança e converter percepções em ações, além de favorecer uma cultura de testes organizacionais.

    Quando você entende o comportamento do seu cliente por completo, você desenvolve uma visão clara, sobre possibilidade de criação de novos produtos, e abre novos canais de oportunidades. Além de  proporcionar  a descoberta de clientes em potencial e gerar receita adicional. A curadoria de dados ao longo do tempo cria reservas que podem ser monetizadas para adicionar um novo fluxo de receita.

    Tecnologias como Inteligência Artificial oferecem enormes oportunidades de inovação em diversos setores. No entanto, se você não coletar e explorar dados relevantes para o seu negócio e até mesmo para outros setores, não será capaz de detectar os sinais fracos que podem levá-lo à próxima grande oportunidade. Uma das promessas desta da I.A é a possibilidade de criar experiências positivas na jornada de compra do novo consumidor.

    2. Integrações para uma visão única.

    Infraestrutura de nuvem e comunicações integradas, plataformas e serviços com arquiteturas baseadas em serviços e interfaces de programação de aplicativos abertos são essenciais à medida que mais pessoas e dispositivos e “coisas” se conectam, se comunicam e fazem transações entre si.

    Isso requer que você simplifique, virtualize, automatize e integre funções de rede e processos operacionais de TI em um ambiente de nuvem local, público, privado ou híbrido. Esse ambiente também requer segurança em todas as camadas – do banco de dados, rede, aplicativo – até o monitoramento completo e autocorreção em relação às políticas de segurança.

    E, finalmente, requer integração de planejamento de recursos empresariais, experiência e atendimento do cliente e plataformas de IoT (internet das coisas) com monetização e aplicativos de comunicação para conectar toda a sua empresa – pessoas, processos e coisas – para fornecer serviços digitais de sucesso.

    3. Forneça uma experiência completa ao cliente

    Para organizações digitais bem-sucedidas a experiência do cliente é o centro de cada processo e operações em sua jornada de transformação digital.

    Elas oferecem uma experiência personalizada, contextual e significativa aos clientes em todo o ciclo de vida do envolvimento de consumo, indo muito além do pós-venda. Para isso, você deve obter uma visão de 360 ​​graus do que cada cliente está vivenciando, o que pode ser alcançado coletando, analisando e agindo nos dados em cada ponto de contato – de nós de rede a aplicativos móveis e mídia social a autoatendimento e centros de contato.

    Envolvendo os clientes no canal certo na hora certa, tendo acesso a dados e insights contextuais do cliente e resolvendo rapidamente os problemas do cliente, os associados capacitados podem fornecer envolvimento significativo e proativo para uma melhor experiência do cliente.

    As soluções de experiência do cliente baseadas na nuvem com recursos de monetização integrados garantirão a integração tranquila de novos clientes, com a capacidade de criar, avaliar, faturar e relatar novas ofertas de serviço digital.

    4. Ofereça soluções digitais inovadoras

    A inovação é crítica na concepção de serviços digitais. Isso pode significar fornecer um serviço totalmente digital ou um produto como serviço habilitado por canais digitais.

    De qualquer forma, a flexibilidade para projetar ofertas inovadoras que forneçam aos clientes opções de como pagar e consumir serviços é fundamental – seja uma assinatura recorrente, preços baseados no consumo, cobrança pré-paga, preços freemium, descontos em produtos, agrupamento de serviços em diferentes combinações ou cobrança com base em métricas criativas.

    O nome do jogo é ter flexibilidade para evoluir rapidamente conforme as condições do mercado mudam. A análise preditiva que aproveita a inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), escuta social e big data pode ajudar os provedores de serviços e as empresas a apresentarem ofertas atraentes com base em comportamentos anteriores.

    5. Adaptabilidade Organizacional

    A transformação exige uma mudança cultural e comportamental, como riscos calculados, maior colaboração e foco no cliente. Adaptabilidade organizacional é o termo. Existem duas maneiras principais pelas quais as empresas com transformações bem-sucedidas estão capacitando os funcionários para abraçar essas mudanças.

    A primeira é reforçar novos comportamentos e formas de trabalhar por meio de mecanismos formais. Uma técnica relacionada ao sucesso da transformação é o estabelecimento de práticas relacionadas ao trabalho de novas maneiras.

    Quando as organizações estabelecem pelo menos uma nova forma de trabalhar, como, por exemplo, aprendizado contínuo ou ambientes de trabalho abertos, parte de seus esforços de mudança têm mais probabilidade do que outros de relatar transformações bem-sucedidas.

    Uma outra técnica para ajudar os trabalhadores é garantir que as pessoas em funções-chave desempenhem papéis no reforço da mudança. Um fator relacionado é incentivar os funcionários a desafiar as velhas formas de trabalhar.

    O sucesso está relacionado à tomada de riscos. O sucesso é mais provável quando os líderes envolvidos na transformação encorajam os funcionários a experimentar novas ideias.

    O futuro pertence às organizações que podem atender a esses cinco requisitos principais e capturar oportunidades de transformação digital. Para não ficar de fora e se posicionar estrategicamente na transformação, continue lendo nossos outros artigos e assine nossa newsletter!

     

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

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