Powered by INNOVATION INSIDER

    Pesquisa
    • Aa+
    • Aa-
    • Aa+
    • Aa-
    Transformação Digital
    https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2021/02/A-Transformação-da-indústria-automotiva-1920x550.jpg

    A transformação é inevitável

    Assim como diversos outros setores sofrem transformações com o passar do tempo, a indústria automotiva também. E com a chegada da pandemia de Covid-19, a mudança pode ser ainda mais rápida.

    Veja neste artigo como os especialistas esperam que ocorra a transformação da indústria automotiva e em que pontos deve haver alterações e evoluções.

    Transformação sustentável na indústria automotiva

    Segundo o setor de consultoria da KPMG, a indústria automotiva está enfrentando um momento crucial de revolução em vários aspectos. Empresas estão tendo que tomar decisões pensando no futuro do setor para que possam permanecer competitivas dentro do mercado e de acordo com o que o novo estilo de consumo espera.

    Questões ambientais estão cada vez mais sendo discutidas ao redor do mundo e alterações significativas precisam ser feitas em vários segmentos, sendo um dos principais o automotivo.

    De acordo com a 21ª edição da Pesquisa Global com Executivos do Setor Automotivo 2020, organizada pela KPMG, a sustentabilidade está sendo considerada a curto prazo pelas empresas, o que vai impactar diretamente nas alterações nos próximos anos.

    Esse é um assunto que seguidamente é debatido por líderes mundiais, representações e cada vez mais está presente na população em geral. De forma que o olhar para o consumo está mudando e precisa mudar ainda mais para criar formas de consumo sustentáveis efetivamente.

    Em mais de duas décadas de edições de pesquisa, os especialistas não têm como certeza que os motores que funcionam à combustão irão prevalecer sobre os motores elétricos ou que funcionam com células de combustível.

    A longo prazo a tendência é que a existência de combustíveis fósseis vá sendo cada vez mais reduzida até que não haja mais o predomínio dessa forma de motor que a grande maioria dos carros ainda possui.

    E isso é consequência direta do olhar sustentável que o mundo está tendo sobre diversas indústrias, principalmente uma das que mais representa perigo em emissão de gás carbono, a automotiva.

    Se estima que cerca de 72% da emissão de gases de efeito estufa decorrem dos carros. Ou seja, para que se continue produzindo automóveis é preciso reformular a forma como eles funcionam. E é justamente isso que os carros movidos a baterias e a células de combustíveis farão, diminuirão a emissão de gás carbônico.

    No entanto, considerando o cenário nacional, a evolução desse quesito pode ser mais lenta em relação a outros países, como a Alemanha. Isso deve acontecer graças à infraestrutura nacional que não é compatível com produção de veículos elétricos.

    Em vários locais da Europa, por exemplo, diversos supermercados oferecem pontos de recarga para carros elétricos. Com isso, é possível notar que o mercado automotivo nacional ainda precisa de muita atualização para que acompanhe essa renovação que o setor tende a sofrer.

    Transformação tecnológica na indústria automotiva

    Mas não é somente a questão de sustentabilidade que impõe a renovação e reconstrução da indústria automotiva. A questão tecnológica também é crucial.

    O critério dos consumidores para aquisição de veículos está cada vez mais mudado em comparação a períodos anteriores. Atualmente, as alternativas de mobilidade estão cada vez mais presentes, com diversos aplicativos de carros, o que está deixando de lado o desejo pelo carro privado.

    Para se adaptar a essa nova realidade as empresas automotivas estão tendo que buscar formas de explorar o desejo de posse novamente. Com os serviços de locomoção, é preciso oferecer aos consumidores opções mais atrativas. E é aí que entra o uso da tecnologia, com oferecendo cada vez mais automação nos veículos.

    Painéis interativos, conectividade e condução automática são alguns dos pontos nos quais a indústria automotiva tende a trabalhar para atrair novamente a atenção do público. Principalmente os jovens que não estão mais interessados em adquirir automóveis.

    Juntamente com isso, a forma de consumo dos veículos também está em mudança. Cerca de 20% a 30% dos pontos físicos de venda de veículos tendem a sofrer redução. Isso porque a projeção é que os consumidores comprarão carros on-line.

    De acordo com pesquisa, cerca de 41% dos consumidores disseram que comprariam carros online pela garantia de satisfação. Já cerca de 38% apontaram que o preço deve ser mais barato em comparação com lojas físicas.

    Além disso, a confiança nas marcas que já conhece faria a compra online ser mais vantajosa.

    Competitividade

    Outra questão que pode afetar a indústria automotiva nos próximos anos e exigir uma renovação do setor é a questão da competitividade. O Brasil é um país onde há muitas opções nesse segmento.

    Com isso, aliado ao fato do consumidor não estar mais com tanto desejo de consumo por veículos privados, mais ao fato da crise econômica em decorrência da pandemia, o mercado pode não ter volume suficiente para crescimento de todas as marcas que atuam no país.

    Nos últimos anos no país já havia ociosidade nas linhas de produção, com insuficiência de volume. Além disso, as exportações que poderiam cobrir essa falta, não estão tendo a relevância necessária para isso.

    Assim, a indústria automotiva está tendo que traçar novas metas, objetivos e olhar para uma renovação de forma diferente para que consiga superar os obstáculos e ser condizente com o futuro que os consumidores e o meio ambiente necessitam.

    Considerações finais

    Dessa forma, todas essas alterações, juntamente com o cenário pandêmico, farão com que a indústria automotiva tenha que sofrer uma revolução em vários termos.

    Entretanto, é verdade que com a questão da saúde e a segurança sanitária colocaram em alta, de uma certa forma, a vantagem de ter um carro privado novamente. Com isso, o que estava reduzindo, principalmente entre os consumidores jovens, pode voltar a ser uma crescente.

    De uma forma ou outra, essa indústria vem e está passando por períodos em que a renovação é a única solução. Como dito anteriormente, assim como todas as áreas, a área automobilística também necessita de uma repaginada e é o que irá acontecer nos próximos anos, sendo especialistas.

    Gosta de ficar sempre atualizado e por dentro das novidades da indústria automotiva? Então acesse nosso site e encontre outros artigos como esse para saber o que está acontecendo nesse meio!

    Faça parte da nossa comunidade de estrategistas digitais no Telegram!

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    does natural male enhancement work|appetite control pills reviews|cbd arthritis cream uk

    Série

    _Além da transformação

    Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios da transformação.