Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2019/11/A-transformacao-digital-e-uma-transformacao-humana.jpg

A transformação humana

A transformação digital já é uma realidade no Brasil e no mundo. Alguns dos resultados desse movimento revolucionário são, por exemplo, a digitalização de processos ou operações e o atendimento ao cliente via chatbot, robô que substitui o ser humano na realização do atendimento ao cliente.

Ainda que se trate de um movimento em andamento em todo o mundo, as pessoas, em geral, costumam considerar a transformação digital como sendo um fenômeno da natureza, como se o ser humano não tivesse participação nesse processo. É preciso deixar muito claro que a transformação digital é uma transformação humana.

Assim sendo, é dever do ser humano não só realizar um processo de transição ético e responsável, mas também saber o essencial a respeito dessa transformação que, hoje, tem suas raízes em diversos setores.

Ficou interessado para saber mais? Continue a leitura! Aqui, tocamos em alguns pontos fundamentais para quem deseja compreender melhor essa realidade e saber como proceder.

Reciclagem de Recursos Humanos

É fato que a transformação digital vem com uma responsabilidade única para as empresas: a reciclagem dos colaboradores ou, como muitos chamam, a adoção de um curso que seja capaz de capacitá-los para saber lidar com as tecnologias que fazem parte dessa realidade.

Desse modo, é fundamental que os gestores de Recursos Humanos estejam atentos a esse contexto que atinge, hoje, praticamente todas as organizações. Ao adotar uma tecnologia de gestão, por exemplo, que otimiza muito as operações de uma empresa, é fundamental qualificar a equipe gestora para saber manejar essa tecnologia, de modo que eles a utilizem com eficiência, com inteligência e com produtividade.

Quando a empresa fecha os olhos para essa necessidade, certamente, não só tem prejuízo financeiro, mas também pode se estagnar. Prejuízo, porque adere a uma tecnologia que não está sendo usada corretamente.

Em suma, é essencial introduzir a equipe de profissional de sua empresa na transformação digital, abordando conceitos, técnicas e o que mais for preciso para que ela entenda a importância dessa transformação para o desenvolvimento/crescimento dos negócios.

Transformação digital e sustentabilidade

A transformação digital acompanha também uma questão considerada primordial atualmente: agir com sustentabilidade, para que assim, o desenvolvimento de fato ocorra, mas com respeito e ética.

Muitas pessoas quando decidem implementar a transformação digital em sua empresa, adotando para isso soluções inovadoras, não têm o costume de avaliar a procedência ou origem dessas soluções, o que é um erro do ponto de vista sustentável.

É fundamental considerar todos os processos de sua empresa para que, dessa maneira, adote uma postura sustentável do início de algum processo ao fim. Exemplo: aderir uma tecnologia que, para ser fabricada, agride o meio ambiente.

A sustentabilidade é polissêmica, o que significa dizer que ela pode ser aplicada aos mais diversos contextos e situações, não se limitando assim ao fator natureza. Sustentabilidade tem relação com uma atitude pautada no respeito às diferenças, natureza, povos, enfim, a tudo aquilo que de alguma maneira esteja ameaçado com a transformação digital.

Assim, agir de maneira sustentável na transformação digital é evitar tudo aquilo que coloque em risco, por exemplo, a vida de animais que estejam em extinção. Em uma primeira ótica, pode parecer que não tem relação, mas imagine: a empresa X, que oferece soluções para transformar digitalmente a sua, deseja ou está instalada em uma região considerada prejudicial para a reprodução de determinada espécie de animal. É um exemplo simples, mas que reflete a importância de apoiar a transformação digital sustentável.

É papel do RH de uma empresa, bem como de outros setores, como marketing e gestão de riscos, considerar esse fator na transformação digital.

Profissionais/áreas em alta na transformação digital

Nesse contexto, algumas profissões se destacam e outras surgem para lidar com as novas demandas da transformação digital. A seguir, apontamos algumas delas:

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

A Tecnologia da Informação e Comunicação se coloca hoje no mercado como uma área profissional fundamental no processo de transformação digital, pois ela lida com questões como programação de computadores, sistemas, entre outras soluções que promovem a transformação digital em empresas e instituições, no geral.

Ao profissional dessa área, também cabe implementar soluções digitais em uma empresa, para que ela alcance os seus objetivos com maior velocidade.

Relações Públicas e Marketing Digital

As Relações Públicas se apresentam ao mercado como uma área essencial para gerir a imagem da empresa no ambiente digital, como redes sociais, a exemplo de Facebook e Instagram. A transformação digital acontece não só quando a empresa decide adotar uma tecnologia de gestão objetivando a otimização de determinadas tarefas, mas também quando ela passa a fazer parte do ambiente digital, com o intuito de: melhorar a sua imagem, relacionar-se com os seus públicos, aumentar as vendas etc.

O profissional dessa área se vale de uma série de ferramentas para colocar em execução o seu plano, sendo uma delas o marketing digital, marketing de conteúdo, jornalismo cultural etc.

Analista de Dados ou de Inteligência Empresarial

Também temos como área fundamental para que o processo de transformação digital ocorra o analista de dados. Com a transformação digital, como por exemplo a adoção de uma tecnologia de gestão, uma grande quantidade de dados é produzida, necessitando assim, de um profissional que seja capaz de geri-lo com eficiência e de forma estratégica.

Os dados que são gerados no dia a dia da empresa devem ser coletados, filtrados e transformados em informações de valor, as quais podem ser utilizadas pelos gestores na hora de tomar uma decisão que pode afetar os resultados da empresa.

Como observou ao longo deste conteúdo, no meio da transformação digital, existe um departamento que é responsável diretamente pela implementação dessa realidade na empresa, qual seja: os Recursos Humanos. A esse setor, cabe estudar e definir o melhor caminho para que a marca implemente em seu contexto a transformação digital.

Gostou deste conteúdo e deseja ler outros? Em caso de resposta positiva, não deixe de acessar nosso site. Nele, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer os seus conhecimentos e colaborar para que tome decisões fundamentadas.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *