Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/07/A-Transformação-Digital-no-Agronegócio-1920x550.jpg

Agronegócio e a economia

A pandemia que estamos presenciando, sem a menor sombra de dúvida, está afetando a grande maioria dos mercados em todo o planeta. Entretanto, alguns que estão crescendo mesmo em meio a essa grave crise que vivemos em 2020 é o Agronegócio.

Não é de hoje que essa é uma das mais importantes áreas do Brasil. Nossa terra fértil produz de tudo um pouco e somos, em muitos segmentos, os melhores do mundo. Em meio à pandemia, as pessoas deixaram de consumir muita coisa, mas, comida jamais. Esse será o melhor ano do agronegócio na história do país, e muito se deve as politicas do novo governo que protege e privilegia o setor, algo que é benéfico para todos, tanto para quem produz, para quem revende e principalmente para quem consome.

Em 2020, o agronegócio deverá faturar quase 729 bilhões de reais, segundo a Confederação Nacional de Agricultura. Isso para uma safra de 250 milhões de toneladas produzidas nos quatro cantos do país. A projeção de crescimento é alta: em 2027, estima-se que o Brasil irá produzir 300 milhões de toneladas de grãos. Ainda em 2020, 102 bilhões de dólares é o que deve movimentar as exportações de grãos. Um volume considerável, mas que precisa da tecnologia para esse crescimento.

Os jovens buscam tecnologia

Segundo um estudo da McKinsey, 70% dos jovens até 30 anos querem adquirir sensores tecnológicos que consigam melhorar a produção, tudo em volta do conceito de Internet das Coisas, um dos mais fortes pilares da Transformação Digital. Entre os mais velhos, de 35 a 45 anos, o percentual de pessoas que querem investir em tecnologia é muito similar. Hoje, quem tem 45 anos, é um dos que chamamos de nativos digitais, cresceram conhecendo site, chat do UOL, Orkut, ICQ, Orkut e hoje, navegam tranquilamente pelo mundo digital. 

Segundo o estudo, os netos dos fundadores das fazendas estão buscando a revolução digital para o campo. Eles acompanham as tendências, pesquisam muito, leem, estudam até fora do país, pois querem alinhar esse conhecimento tecnológico com o que aprenderam com as antigas gerações, é alinhar a produção com a tecnologia.

Planejamento bem feito

Nem só tecnologia. Nem só produção de grãos. Nem só um solo de qualidade. Para que o agronegócio brasileira cresça no volume que o mundo espera é preciso unir tecnologia e conhecimento. A briga entre EUA e China, por exemplo ajudou o Brasil, segundo um estudo da Revista Exame. Os chineses não gostaram dos últimos comentários de Donald Trump e por isso as tarifas de ambos os lados aumentaram, com isso, a China tem buscado no Brasil os grãos. Segundo a matéria, pela primeira vez na história, o Brasil vendeu mais milho para a China do que os EUA. São dados importantes para o momento, mas vale o reforço que, sem tecnologia, o agronegócio pode não ter esse crescimento esperado.

Internet no campo. Já!

Todos nós sabemos que o Brasil é o país mais apaixonado por internet no mundo, e provavelmente, é também o que mais usa, entretanto, em um pais com dimensões continentais, nem todo o lugar tem um bom sinal. As vezes, na cidade de São Paulo, você atravessa a rua e o sinal sofre uma ligeira queda. A realidade que vivemos nas grandes cidades, com o fácil acesso a internet, não é reproduzido no interior do país, onde há a maioria esmagadora da presença das fazendas. Segundo a Revista Exame, nem 40% da área rural tem 4G e a falha no acesso é muito alto e constante. Em alguns lugares, o sinal é tão fraco que nem o WhatsApp funciona, sendo essa uma das mais importante, hoje, ferramentas de trabalho do brasileiro.

Existe uma lei que tramita no Senado, chamada Lei Geral das Antenas, que visa minimizar a burocracia para instalação de antenas. Isso ajudaria a expansão da internet em todo o Brasil. Não há dúvida que Vivo, Claro e Tim tem um interesse gigantesco nessa lei, para conseguir instalar mais antenas e ampliar sua atuação de sinal; por outro lado, as agrotechs estão crescendo muito e sem dúvida interessadas nisso.

Segundo um estudo do portal WOW existem hoje 1.125 startups que atuam no agronegócio. A grande maioria, 90%, estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país. A internet é a base para o sucesso dessas empresas, entretanto, quando entramos no campo da Transformação Digital, é possível entender que o sucesso de todas as empresas depende da sua implementação com sucesso. A Transformação Digital não é algo passageiro, uma mais uma das modinhas na Internet, a Transformação Digital é a balança entre o sucesso e a morte do seu negócio.

Conectividade no campo

Um dos desafios do Agronegócio é levar a conectividade para o campo. Como vimos acima, conhecimento não falta, até porque com a pandemia, Transformação Digital é um dos mais falados assuntos. Vimos que vontade também não é o que falta. Algumas fazendas investiram cerca de 15% do seu faturamento em tecnologia para melhorar a colheita, mas como vimos acima a fraca internet dificulta seu uso com mais precisão para a tomada de decisão.

Sem esse importante passo, de levar a conectividade ao campo, muito do agronegócio, no futuro poderá ser prejudicado. A tecnologia pode ajudar outros países, que podem passar o Brasil em muitos segmentos. Já cansamos de ver isso no universo online. Quando se menos espera, vem uma empresa criada em uma garagem e acaba com negócios. Vale lembrar, que a Blockbuster era soberana e ninguém poderia destruir seu modelo de negócios, até nascer a Netflix. 

Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander. Em média, esses bancos tem 28 milhões de correntistas, cada um, o Nubank já chega a 26 milhões. O Agronegócio no Brasil será sempre gigante, será sempre uma referência, será sempre muito bem visto, porém, crescer ou perder mercado dependerá, como em qualquer outro segmento, da entrada, ou não do setor na Transformação Digital. Estar preparado para ela, fará toda a diferença no futuro. E um futuro que se inicia em alguns meses.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é TEAL

O que é TEAL

Vivemos uma era digital em que, a qualquer instante, o universo que conhecemos pode se transformar completamen...

Transformação Digital por Tripulação ET
16.10.2020 às 16:57:36

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.