Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2019/02/finanças-e-blockchain2.jpg

Você conhece as vantagens de um Security Token Offering (STO)?

Em dezembro, foi anunciado o primeiro Security Token Offering (STO) do Brasil. Foi quando a Basement, solução de crowdfunding de investimentos desenvolvida pela Kria (http://kria.vc ), incorporou a tecnologia Blockchain à sua oferta de valores mobiliários. Com isso, os títulos distribuídos passaram a ser representados por tokens na Blockchain Ethereum (erc-588), uma das mais importantes blockchains públicas atuais.

Mas você entende, afinal, o que é uma STO e que benefícios ela pode trazer? Vamos lá.

O que é Security Token Offering (STO)

O STO é uma forma de arrecadação digital de recursos. Os STOs geram “security tokens” (ou tokens de segurança, como preferir), que são ativos digitais real-time que operam dentro de alguns limites legais. Em sua essência, um token de segurança é um contrato de investimento que representa a propriedade legal de um ativo físico ou digital, como imóveis, ações etc.

A sigla STO é utilizada no mercado de capitais como variação de IPO (Initial Public Offering). A diferença é que para utilizar o STO a empresa não precisa abrir capital na Bolsa de Valores. Ela pode receber financiamento por meio de crowdfunding, por exemplo, oferecendo security tokens no lugar de ações.

 

Quais as vantagens do STO?

 

Negociação a qualquer hora

Um benefício do STO é negociar um ativo com qualquer pessoa que tenha interesse e corresponda às características de negociação estipuladas pela CVM a qualquer momento, inclusive aos finais de semana ou durante a noite, quando a Bolsa de Valores não está ativa. Ou seja, você pode fazer liquidez na hora que quiser, mediante ao order book da plataforma. Além disso, o STO é uma alternativa à BM&FBovesp (B3), o que permite que o mesmo ativo econômico seja negociado possivelmente em várias plataformas.

Segurança

Outra vantagem clara é a segurança. Como já falei em outro post, o blockchain foi criado para registrar transações envolvendo bitcoins, com uma estrutura descentralizada, baseada em criptografia, que garante a unicidade total das informações armazenadas. Blockchain elevou conceitos de segurança e transparência para outros patamares. Ninguém consegue alterar a cadeia do que está registrado nele porque todos os envolvidos têm uma cópia dos dados. E isso faz toda diferença.

No STO, os Security Tokens representam os valores mobiliários de uma empresa e toda distribuição e “tokenização” de ativos é registrada em uma blockchain que segue um conjunto determinado de atributos e regras de emissão e transação.

Menos taxas

As transações financeiras tradicionais podem ser um pouco caras por causa das taxas associadas aos intermediários (bancos, por exemplo). Os security tokens podem eliminar a necessidade de intermediários e, consequentemente, o custo das transações.

Existe desvantagem no STO?

De forma geral, não vejo malefícios no STO. No entanto, a remoção de intermediários nas negociações transfere boa parte da responsabilidade para o comprador ou para o vendedor. Por isso, acho importante que as pessoas que não conhecem o assunto e querem começar a operar, seja para comprar ou vender, tenham o cuidado de não creditar confiança em qualquer propaganda que pode ser uma especulação financeira.

O bitcoin trouxe um monte de pirâmides que estão se arrastando até hoje. Você já deve ter ouvido falar delas. Então, meu alerta é que as pessoas tomem o cuidado de participar somente de plataformas idôneas, que tenham o nome vinculado a parceiros de lastro e confiança. Um pouco de cuidado sempre vai bem. E boas-vindas ao primeiro STO do Brasil!

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.