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Transformação Digital
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Bots poderão ser sua próxima ou primeira contratação digital.

Os bots já são presença consolidada nas empresas mais competitivas do Brasil e do mundo. Hoje, o acesso à tecnologia dos bots já existe para empreendimentos de menor volume de capital, promovendo o corte de custos e ganhos de eficiência para processos internos e externos.

Neste texto, vamos falar mais sobre os bots e explicar por que eles poderão ser a sua próxima ou primeira contratação digital. Confira!

A função dos bots

Através da Inteligência Artificial e do Machine Learning, os bots ganham cada vez mais naturalidade, eficiência e oferecem um serviço mais completo às empresas.

Estes bots são utilizados nas empresas para operar automaticamente aplicativos de mensagens, utilizando algoritmos para dar respostas baseadas em comunicações humanas, com informações completas em tempo real. Na prática, o bot está apto a ter um diálogo real.

Os bots têm sido utilizados em grande volume, principalmente para a comunicação entre a empresa e o público externo, como no suporte ao cliente, atendimento ao consumidor, ou no primeiro contato do usuário com a companhia, antes que ele seja atendido por um consultor humano.

Porém, é crescente também no mercado, com resultados incríveis, o uso dos bots para a simplificação, agilização e implementação de processos internos mais eficientes, melhorando a rotina dos funcionários da empresa.

O alto potencial dos bots tem sido utilizado com muita eficiência, principalmente pelos setores de Recursos Humanos e TI, mas toda a equipe de colaboradores de uma companhia pode se beneficiar com o uso do recurso para solução de situações internas.

Nos próximos tópicos, você irá conhecer alguns dos principais usos de chatbots nas empresas para a operação de procedimentos administrativos internos.

Bots como suporte técnico interno

Empresas que lidam com processos técnicos minuciosos ou padrões rígidos de qualidade e operação precisam de rigor no suporte técnico aos funcionários responsáveis por realizar estes procedimentos.

Sem bots, as ações mais comuns tomadas por um técnico com dúvidas na hora de executar uma ação são: acessar um manual de operações complexo e denso ou encontrar a solução para suas dúvidas em um setor de FAQ (Frequently Asked Questions) interno da empresa.

Tanto nos manuais, como nos FAQs, a informação está disponível ao técnico. Porém, encontrar o dado procurado pode ser difícil se o manual for muito extenso, ou complicado se o FAQ não for bem organizado. A chance de falhas e erros é elevada, bem como o tempo necessário para que o técnico solucione sua dúvida também aumenta.

Com o bot, a situação é outra. Em caso de dúvida, o operador pergunta ao bot, que responde a ele instantaneamente uma informação precisa, simplificada e que solucione o impasse em questão de segundos, de acordo com os padrões de qualidade da empresa e de operação dos equipamentos.

Com isso, economiza-se tempo e dinheiro, além de também aumentar o índice de sucesso das operações técnicas dos funcionários.

O uso de bots no RH

Os bots também já têm presença garantida nos setores de Recursos Humanos das empresas para diversos fins, tornando os processos mais ágeis, interessantes e intuitivos para a equipe de colaboradores.

Um dos mais utilizados é realizar o primeiro contato entre empregadores e candidatos a vagas de trabalho. A ideia é que o bot realize uma primeira triagem dos candidatos com os diálogos, mas até mesmo entrevistas de emprego podem ser efetuadas através da inteligência artificial dos bots.

Isso amplia a quantidade de candidatos que podem ser analisados pela empresa no menor tempo possível, trazendo economia para o RH e aumentando a eficiência da equipe responsável pela seleção de profissionais.

Uma vez que o funcionário seja acolhido pela empresa, o treinamento inicial também pode ser feito através do contato com bots. A ferramenta de comunicação automatizada faz a primeira imersão do novo colaborador às regras, características, vantagens e da rotina da empresa para que o empregado seja integrado rapidamente sem comprometer o trabalho do RH.

A tecnologia dos bots também aproxima funcionários da gestão de Recursos Humanos da empresa, ao facilitar o acesso dos colaboradores a documentos importantes, realizar a solicitação e agendamento de férias e canal para denúncias, contribuindo com o compliance empresarial.

Até mesmo pesquisas internas de satisfação dos colaboradores podem ser realizadas diretamente através de bots, tendo um resultado melhor do que o preenchimento de formulários, com maior volume de informações coletadas pela ferramenta automatizada.

Bots na intranet e na comunicação interna dos colaboradores

Os bots estão mais do que presentes na Intranet das empresas, plenamente integrados a outros sistemas utilizados pela companhia, como CRMs, Google Calendar, repositórios de arquivos na nuvem, entre outros.

A tecnologia dos bots simplifica e, principalmente, centraliza a comunicação interna corporativa da empresa, servindo como canal preciso, instantâneo, oficial e confiável para que colaboradores tenham informações sobre o trabalho e a empresa em tempo real, de acordo com demandas orgânicas apresentadas ao longo do trabalho.

Sempre que a empresa precise realizar mudanças em sua política corporativa ou se comunicar diretamente com os funcionários sobre temas importantes, ela pode usar os bots para contatar a equipe de funcionários de forma muito mais eficiente do que e-mails ou malas diretas.

Com isso, a companhia proporciona um diálogo mais próximo com seus colaboradores, além de realizar campanhas de comunicação interna em canais oficiais que reduzem rumores e boatos que podem prejudicar a performance dos funcionários.

Responsivos e altamente programáveis, os bots são flexíveis, aprendem automaticamente e podem ser adaptados a diversos tipos de tela, o que permite a sua plena utilização tanto em dispositivos como computadores e laptops, ou aparelhos móveis como tablets e smartphones de diferentes sistemas operacionais.

Com o uso de bots, a sua empresa pode concentrar melhor a mão de obra humana para atividades mais estratégicas e de gestão, deixando trabalhos repetitivos e burocráticos para os robôs virtuais que são muito mais ágeis e eficientes na realização deste tipo de tarefa.

Por todas estas razões, os bots poderão ser a sua próxima ou a sua primeira contratação digital. Empresas que investem na automação por bots têm alto retorno a curto, médio e longo prazo.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

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