Powered by INNOVATION INSIDER

    Pesquisa
    • Aa+
    • Aa-
    • Aa+
    • Aa-
    Transformação Digital
    https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Capacidade-Digital-empresarial-1920x550.jpg

    Transformação dos negócios

    Como já comentado por aqui, na plataforma, a transformação dos negócios é muito mais sobre pessoas do que a tecnologia em si. Desta forma, entender a capacidade digital que a empresa possui trata-se de saber se a tripulação e seus comandantes estão preparados o suficientes para saber como utilizar as tecnologias que a empresa já possui e as emergentes, a resiliência técnica da capacidade digital é essencial para acompanhar a velocidade das mudanças, a exemplo da inteligência artificial, que tem sido adotada por diversas empresas para garantir o aumento de sua eficiência e produtividade, seu time sabe o poder que a IA (inteligência artificial) traz?

    Para saber mais a respeito da sua capacidade digital, não deixe de continuar a leitura. Aqui, saberá, por exemplo, como analisar sua disponibilidade digital e como usá-la em prol do crescimento acelerado do seu negócio, além dos seus benefícios.

    Confira:

    Importância da capacidade digital para o desenvolvimento acelerado de uma empresa

    A capacidade digital é a expressão ou termo utilizado para se entender às habilidades e atitudes que uma empresa tem para prosperar no mundo de hoje, o qual é marcado significativamente pelas operações digitais.

    A título de informação, cabe destacar que, conforme estimativas estatísticas, dentro de 20 anos, 90% dos empregos exigirão que os profissionais ou candidatos tenham domínio em gestão de tecnologias digitais.

    Hoje, vale dizer que isso já é uma realidade, pois a maioria das empresas, já lutam para contratar profissionais com habilidades digitais, que sejam capazes de inovar no ambiente de negócio e, assim, garantir resultados como o aumento de competitividade.

    Com a capacidade digital bem avaliada, pode-se alcançar vários outros objetivos além deste, como o aumento de vendas, reforço positivo da imagem de uma empresa, um bom relacionamento com os clientes e potenciais consumidores, aumento da visibilidade de produtos e serviços de uma marca etc.

    Como mapear a capacidade digital de sua empresa?

    Compreender a capacidade digital de sua empresa é o primeiro passo para transformar o seu negócio e fazer com que ele não apenas se modernize, mas conquiste os seus objetivos com velocidade.

    Para conhecer a capacidade digital de sua empresa, é preciso, primeiro, dividir as principais áreas de seu negócio, conforme órgãos que são especialistas no assunto, a exemplo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que produziu um sólido relatório sobre estratégia para a transformação digital, que pode ser acessado clicando aqui

    Geralmente, as principais áreas de uma empresa são as seguintes:

    Tecnologia da Informação

    Na área de Tecnologia da Informação, você pode considerar os seguintes recursos digitais:

    – Habilidades pessoal de como manusear tecnologias básicas, entre outras soluções digitais;

    – Utilização de softwares avançados para criar documentos, como apresentação de ideias;

    – Habilidades para utilizar ferramentas de gerenciamento de informação e compartilhamento de ideais;

    – Capacidade de gerir o envio e recebimento de arquivos por sistemas tecnológicos.

    Criação, resolução e inovação digital

    Nessa área, foque nos seguintes recursos:

    – Capacidade de criar materiais digitais inovadores, que sejam capazes de ajudar a empresa a resolver problemas no seu dia a dia;

    – Capacidade de análise de dados para tomar decisões tomando como base informações digitais;

    – Uso de ferramentas digitais para tornar os processos mais rápidos, como a tomada de decisão.

    Comunicação e colaboração digital

    Em relação à área de comunicação digital, fique de olho nos seguintes recursos:

    – Capacidade de se comunicar com outras pessoas de maneira responsável e objetiva a partir do uso de tecnologias digitais, como e-mail, redes sociais, sistemas integrados de gestão etc.;

    – Capacidade de usar as ferramentas tecnológicas para aprimorar processos e, assim, colaborar para o alcance de melhores resultados.

    Aprendizado e desenvolvimento digital

    Quanto à essa área, você pode considerar como recursos digitais as seguintes capacidades:

    – julgar as informações encontradas como confiáveis ou não;

    – compreender os direitos autorais de arquivos encontrados no ambiente digital;

    – interpretar dados encontrados na internet e de usá-los estrategicamente.

    Identidade digital e bem-estar

    Em relação à essa área, observe se a sua empresa apresenta os seguintes recursos digitais:

    – Gestão de perfis online da empresa, bem como pessoal;

    – Portfólio digital da empresa, que pode ficar disponível em seu site;

    – Posicionamento digital da  empresa, sua identidade, serviços e produtos;

    – Uso das tecnologias digitais para aferir o desempenho da empresa e, assim, tomar decisões rápidas que garantam o seu bem-estar e saúde financeira.

    Como maximizar a capacidade digital de sua empresa?

    O processo de potencialização da capacidade digital de sua empresa exige planejamento, pois é preciso pensar em ações estratégicas de transformação digital. Além disso, essas ações precisam ser executadas por etapas, até que a sua organização alcance a sua máxima digitalização.

    Por exemplo, é preciso verificar o nível de digitalização de sua empresa na rapidez e autonomia de comunicação e colaboração digital.

    Com base no que encontrar, terá que formular ações que melhorem ou criem uma cultura nessa área, que pode ser a adoção de um sistema inteligente que facilite o processo de comunicação digital entre seus funcionários e entre estes e seus clientes, com foco em resolução de problemas e aprimoramento de custos.

    É necessário, vale destacar, se reunir com os principais gestores das áreas que destacamos e de outras que a sua empresa tenha, para que assim, seja possível traçar um planejamento de transformação digital completo, fundamentado e eficiente, que esteja em perfeita harmonia com os interesses e realidade do seu negócio.

    Benefícios da transformação digital

    Não existe um único framework ou metodologia que conduza as empresas a se transformarem digitalmente, mas, entender a capacidade digital de sua companhia e, com base nisso, transformá-la, pode garantir a ela diversos benefícios, como:

    – Aumento de sua eficiência operacional, o que pode fazer com que ela seja mais produtiva;

    – Qualificação de sua equipe de profissional, de modo a garantir que sua empresa conte com um time moderno e criativo;

    – Modernização do seu negócio, a partir da adoção de soluções tecnológicas de ponta;

    – Aumento de sua competitividade empresarial, o que pode fazer com que o seu negócio se destaque no mercado;

    – Possibilidade de criação de produtos e soluções criativas e inovadoras;

    – Melhor utilização dos seus ativos digitais, os quais poderão ser utilizados para fazer com que a sua empresa alcance os seus objetivos com maior velocidade.

    Agora que conhece melhor o conceito de capacidade digital, bem como a sua importância para a sua empresa, o que está esperando para colocar em execução essa estratégia? Faça isso e veja o seu negócio se modernizar de maneira mais ágil.

    Tenha sempre em mãos sua capacidade digital e bons negócios.

     

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Série

    _Além da transformação

    Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios da transformação.