Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Como-começar-a-sua-Transformação-Digital-1920x550.jpg

Como implementar

Estamos diante de uma das mais importantes perguntas dos CEOs de todo o mundo! Para quem está antenado no dia a dia do varejo, a Transformação Digital não é uma teoria de livros que nunca vai dar certo, ela é a sobrevivência da sua marca nos próximos anos. Quem me acompanha aqui, nesse portal, sabe que falo isso em todos os meus artigos. Quero reforçar esse meu posicionamento, pois eu falo isso para os meus clientes, sempre que me perguntam o que eu acho sobre a Transformação Digital.

 

Muito se diz que a Transformação Digital começa pelo RH, afinal, se as mentes que lideram as empresas não tiverem abertas para a inovação, jamais poderão comandar as empresas para o rumo delas. Eu concordo com essa afirmação. Estou ouvindo muito que “a pandemia acelerou a Transformação Digital  nas empresas…” papo furado! Isso está ótimo para discurso de palco ou entrevista em Podcast. No dia a dia mesmo, CEO, CMO, diretores se borram de medo de enfrentar o que vem por ai. E se errarem? Bem, melhor tentar e errar do que esperar que as empresas nativas de tecnologia, e portanto, mais a frente na Transformação Digital ultrapassem. Vale reforçar, que o Netflix, custando 30 reais por mês, desde 2017 fatura mais que o SBT e em Setembro de 2020 passou, em número de assinantes, no Brasil, as TV a Cabo comandadas pelas gigantes Claro e Vivo.

 

O que muda nas empresas?

Se você acredita que ter um e-commerce, site, Redes Sociais e régua de relacionamento de email marketing é Transformação Digital, sinto informar que você está mais atrasado do que pensa. Digitalizar a burocracia da sua empresa também não é Transformação Digital. No setor das Fintechs, um dos que estão bem a frente no conceito, enquanto há bancos que abrem conta com uma selfie e uma foto do RG, outros fazem você preencher 5 páginas de um termo. Digitalizou! 

 

Cerca de 80% dos acessos as Redes Sociais são feitos pelo mobile, onde uma coisa é fato: digitar é complicado e quebra a experiência. Lembre-se dessa palavra: experiência é uma palavra-chave da Transformação Digital. Algumas empresas, quando postam vagas, pedem apenas que o candidato confirme o envio do CV, que já está salvo na ferramenta. Rápido e direto. Outras, enviam o candidato para um site, onde ele precisa preencher os mesmos dados do CV, ficar ampliando a tela do celular para poder ler o que o site pede… experiência péssima e a empresa pode perder talentos por isso. Transformação Digital é experiência, não se esqueça disso!

 

Transformação Digital muda a estrutra da empresa?

Sem a menor sombra de dúvida. E é ai que vem o medo. Mudanças sempre provocam o medo, e que bom que é assim, pois, se não fosse, não teria graça. Porém é essa mudança que faz os gestores coçarem a cabeça. Arrisco meu emprego ou mantenho tudo como está? Manter tudo como está é um prato cheio para aquela startup de dois “moleques que acabaram de sair das fraldas” destruirem o seu império. Podem anotar. Primeiro trimestre de 2021, e o Nubank terá mais correntistas do que Itaú, Santander e Bradesco. Precisa de mais exemplos? Vamos falar da Kodak que inventou a câmera digital, que a Sony explorou e a matou. A Blockbuster que poderia comprar a Netflix, mas não achou que essa tecnologia fosse interessante e hoje, a marca morreu enquanto a Netflix vale mais que a General Motors. 

 

E o que dizer do Yahoo que se recusou a comprar o Google e hoje tem 2% do acessos a buscadores no Brasil, ao passo que o Google tem 95%. 

 

Transformações Digitais podem ser caracterizadas por acionar alavancas-chave de valor a marca: Modelos de negócio, Conectividade, Processos e Analytics. Para mim, o BigData é o centro de toda a Transformação Digital. E não estou falando da ferramenta de CRM que a empresa paga 99 dólares ou muito menos o pacote de Sales Force que gera relatórios que ninguém tem a menor ideia de 90% do que é apresentado e dos 10% que sabem, não usam, mas fica um Excel bonito para o chefe, né?

 

Vou repetir o que venho falando desde que eu comecei, em 2018, em minhas pesquisas para o meu livro “Transformação Digital”(Ed. Somos Educação). Esse conceito, a Transformação Digital, é tão ou mais importante para o varejo, como em 2000, foi a internet. E vimos, em 20 anos, que as empresas que não olharam para isso, pararam no tempo, fecharam ou foram ultrapassadas pelas startups surgidas em garagens dos “moleques que nem saíram das fraldas” mas que hoje são CEOs de empresa maiores, mais rentáveis e desejáveis. 

Faça parte da nossa comunidade de estrategistas digitais no Telegram!

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é TEAL

O que é TEAL

Vivemos uma era digital em que, a qualquer instante, o universo que conhecemos pode se transformar completamen...

Transformação Digital por Tripulação ET
16.10.2020 às 16:57:36

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.