ESG: mais uma buzzword ou uma mudança no mercado?
O Environmental, social and corporate governance, mais conhecido pela sigla ESG se tornou uma tendência entre as empresas mundiais no último ano, e é sobre ele que vamos falar no ETCAST o podcast para estrategistas transformadores.
O termo ESG, resume critérios de conduta das empresas em áreas que cada vez mais investidores estão levando em consideração: ambiental, social e de governança (environmental, social and governance, em inglês). Com a pandemia, e todas as erupções sociais que ela trouxe, o ESG ganhou mais tração se tornou ainda mais presente no discurso de diretores e CEOS.
Enquanto diversas tensões sociais já anunciadas eclodem e em meio à busca para um mundo melhor para mais pessoas, as empresas tornam-se organismos no centro dessa discussão: como negócios podem continuar dando lucro e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa aos cidadãos?
Neste episódio do #ETCast, convidamos Marcelo Coutinho, professor do Mestrado Profissional da Fundação Getúlio Vargas e um dos pioneiros da internet no Brasil, para refletir sobre os impactos do ESG no dia a dia das pessoas jurídicas e físicas, de governos e demais organizações.
“A natureza dessas grandes emergências médicas é que eles aceleram processos históricos”, afirma Coutinho, citando a frase do escritor Yuval Noah Arari. Segundo ele, no entanto, a proposta do ESG não é nova. “Até meados do século 20, o grande propósito de uma empresa ou pessoa jurídica era colaborar com as pessoas físicas que permitiam que essa pessoa jurídica existisse: na forma de bons empregos, bons produtos e serviços. A função social de uma empresa não era enriquecer o acionista”, avalia. E hoje, como deixar de focar apenas no lucro e construir um compromisso social por meio de um ecossistema corporativo?
Dê o play e não fique de fora dessa discussão.