Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Health-tech-Brasil.jpg

Tecnologia e saúde

Não é novidade que a tecnologia veio para ficar. Basta olharmos ao nosso redor que logo comprovaremos este fato, já que as ferramentas tecnológicas estão por toda parte e têm contribuído para facilitar a rotina dos mais variados segmentos do mercado.

Evidentemente, a área da saúde está entre os setores que atualmente utilizam a tecnologia em seus processos e serviços. Nesse sentido, destacam-se as health techs, empresas cujos principais objetivos são a oferta de soluções tecnológicas inovadoras e a melhoria do atendimento aos cidadãos.

Como veremos ao longo deste artigo, as health techs já são vistas como uma verdadeira revolução para o setor. Por isso, para entender melhor o que é esta inovação tecnológica e como ela tem impactado o cenário nacional da saúde, reunimos as principais informações sobre Health Tech no Brasil. Acompanhe!

O que é Health Tech?

Como já dissemos, nem o setor da saúde escapou das inovações tecnológicas que surgem em uma velocidade espantosa nos dias atuais. O exemplo mais emblemático disso talvez seja a Health Tech – tecnologia da saúde, em tradução literal –, uma empresa que oferece soluções práticas ao segmento com a finalidade de melhorar os processos envolvidos no atendimento aos pacientes.

Com base em diversas tecnologias – robótica, AI e Big Data, reconhecimento de imagem e voz, nanotecnologia, realidade virtual e aumentada, monitoramento de sensores, etc. –, as health techs surgem como uma resposta aos problemas característicos do setor, como a falta de integração entre médicos e pacientes.

Assim, ela pode ser descrita como uma ferramenta capaz de oferecer um serviço personalizado e flexível. Além de aumentar a interação dos pacientes com os cuidados relacionados à sua própria saúde, as variadas tecnologia auxiliam o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças.

Em outras palavras, a Health Tech nada mais é do que o uso da tecnologia a favor da saúde dos cidadãos. Mais do que uma forma de diminuir os riscos e otimizar o controle das operações, é um modo de focar no que realmente importa: o atendimento às necessidades do paciente.

Possibilidades oferecidas pela Health Tech

Incluída no conceito de “Saúde 4.0”, que expressa a relação intrínseca entre o setor e a tecnologia, a Health Tech é capaz de oferecer uma série de soluções práticas aos profissionais e estabelecimentos que atuam na área.

Nesse sentido, é válido ressaltar as diversas possibilidades ofertadas pela Health Tech. A seguir, confira um breve resumo das principais aplicações das inovações tecnológicas no setor da saúde:

Acesso à informação

Quando o assunto é saúde, informação nunca é demais. Por isso, uma das formas de atuação da Health Tech é a adoção de tecnologias que facilitem o acesso a dados relacionados à saúde dos pacientes.

Aí podemos incluir, por exemplo, aplicativos e sites com conteúdos informativos e educativos sobre saúde pública, oferta de produtos e serviços que garantam uma vida saudável aos cidadãos e propostas de planos de saúde.

Diagnóstico e farmacêutica

Outra solução trazida pela Health Tech tem relação direta com o diagnóstico de doenças e a assistência farmacêutica. Por meio de ferramentas como o e-commerce, é possível otimizar a compra e a entrega em domicílio de medicamentos que não exigem prescrição médica, suplementos, vitaminas e produtos de cuidado pessoal.

Nesse cenário, também se destacam as tecnologias utilizadas na descoberta de novos remédios e no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial na saúde é uma novidade que traz resultados bastante positivos para o setor. Além de aumentar a eficiência dos processos, especialmente no que diz respeito à realização de diagnósticos e à tomada de decisões, a tecnologia é capaz de prevenir ocasionalidades e serve perfeitamente para analisar grandes volumes de informações.

Marketplace

Neste tipo de tecnologia utilizada pelas health techs, os pacientes têm à disposição uma série de serviços relacionados à saúde. São plataformas nas quais é possível encontrar profissionais e clínicas que ofertam um atendimento de qualidade.

Gestão de dados

Para hospitais, clínicas e laboratórios, uma das grandes dificuldades da rotina de saúde é a gestão dos dados. O que a Health Tech oferece são plataformas de gerenciamento das informações dos pacientes com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência dos atendimentos, como é o caso dos prontuários eletrônicos e das ferramentas de gestão hospitalar e clínica.

Dispositivos médicos

Além dos dispositivos usados especialmente para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, podemos citar as impressoras 3D, as quais são empregadas no desenvolvimento de protótipos e na fabricação de próteses sob medida.

Relacionamento com os pacientes

A boa comunicação com os pacientes de um hospital, clínica ou laboratório é fundamental para a melhoria do atendimento. Este tipo de solução oferecida pela Health Tech visa facilitar o relacionamento entre ambas as partes e engajar o paciente por meio de SMS, aplicativos e chatbots, principalmente em casos de cirurgias, tratamentos para doenças crônicas e terapias.

Tecnologias “vestíveis”

São dispositivos inteligentes capazes de coletar e transmitir informações pela internet. Dentre eles, estão os acessórios vestíveis, usados no monitoramento de atividades do paciente a fim de garantir o seu bem-estar, além de aparelhos que funcionam como sensores de saúde, especialmente nos casos de doentes crônicos.

Telemedicina

Atendimentos, monitoramentos e diagnósticos à distância já são uma realidade na área da saúde graças à telemedicina. Esta ferramenta permite, dentre outras facilidades, o acompanhamento de pacientes por parte de médicos e familiares, bem como o envio de imagens que serão utilizadas no diagnóstico remoto.

Como está o cenário brasileiro em relação à Health Tech?

No Brasil, apesar de os conceitos de Health Tech e “Saúde 4.0” ainda serem novos, alguns dados mostram que a tecnologia está começando a invadir o segmento. Isso porque muitos empreendedores se atentaram ao fato de que a saúde no Brasil sofre com sérios problemas de gestão e eficiência de processos, o que representa uma verdadeira oportunidade para as health techs.

De acordo com o estudo “Distrito HealthTech Report”, realizado pela plataforma de inovação Distrito, entre 2014 e 2019, o número de startups do setor mais do que dobrou: saltou de 160 para 386 empresas.

Para se ter uma ideia, duas novas empresas são criadas a cada semana no país. Isto faz do Brasil o ecossistema de Health Tech mais maduro entre os países da América Latina. Na liderança, está o estado de São Paulo, que detém praticamente metade das startups existentes no país.

Ainda de acordo com o estudo da plataforma Distrito, 24% das empresas são focadas na melhoria da gestão e dos processos em hospitais, laboratórios e clínicas, seguidas pelas startups especializadas no acesso à informação (16,3%), marketplace (15,5%), farmacêutica e diagnóstico (10,9%), relacionamento com pacientes (8,8%), telemedicina (8%), dispositivos médicos (7,8%), inteligência artificial (5,4%s) e acessórios vestíveis (3,45%).

Diante desse cenário, é correto afirmar que o setor de saúde está se tornando cada vez mais tecnológico no Brasil. Seguindo os passos de outros países, a tendência é que, nos próximos anos, nós nos acostumemos com o uso de ferramentas e inovações capazes de melhorar significativamente não só o atendimento, como também o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de enfermidades.

É a oportunidade perfeita para o país dar um verdadeiro salto tecnológico, o qual, sem dúvida, vai sanar muitos problemas de eficiência comumente encontrados no setor da saúde.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estratégias que transformam

Assista a Websérie: Além da Transformação. Heads e líderes de diversos mercados comentam as transformações dos negócios.

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.