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Liderança

Ser um líder de sucesso, prestigiado e respeitado por sua equipe é essencial para quem está nessa posição. Na maioria dos casos, os profissionais levam anos se dedicando para ocupar cargos de liderança nas empresas e, como é de se esperar, esses serão os responsáveis por guiar os funcionários para o atingimento de metas e objetivos da companhia.

Engana-se quem pensa que basta mandar com sabedoria para ser um bom líder. É preciso conhecer a fundo sua área, sua equipe, seus processos, demandas, rotinas, e as demais áreas da empresa, a fim de compreender a máquina como um todo e delegar corretamente.

Além disso, colocar a mão na massa também faz parte das atividades de um bom líder. Para saber orientar, é preciso saber fazer, mesmo que superficialmente.

É papel do líder estabelecer um ambiente de confiança e seguro para que a equipe consiga produzir bem e evoluir. Porém, isso não significa que esse profissional deva ser inflexível e invulnerável.

É preciso deixar claro para os colaboradores que ele também é passivo de erros e que, assim com eles, também não sabe de tudo. Falhas são inerentes ao homem e compartilhá-las ajuda no processo evolutivo.

Dessa forma, a equipe irá confiar em compartilhar suas fragilidades e dificuldades nos processos, a fim de aprimorar o trabalho. Parte desse processo de confiança, também inclui o líder assumindo seus possíveis erros. Sim, isso mesmo! Líder também erra e deve assumir seus erros para a equipe.

Apesar de essa ser uma premissa verdadeira, a imagem do líder como um ser que não pode errar e que apenas deve cobrar resultados de seus funcionários ainda é muito latente.

Para não perder a autoridade e uma boa imagem de liderança, muitos deles evitam assumir quando erram, colocando a culpa em outros fatores ou até pessoas.

Porém, ser líder atualmente não tem mais nada a ver com aquele chefe do passado, que mandava e desmandava, era carrancudo, dono da verdade, que não ouvia as pessoas e era totalmente inflexível. Este tipo era chamado de chefe e não cabe mais no mundo atual.

Líder também erra

Uma boa forma de identificar um bom líder é observando como ele lida com seus próprios erros. Caso não os assuma, os esconde ou os repulsa, as chances de ele fazer isso com os erros da sua equipe são grandes.

Caso o líder construa uma relação saudável, parceira, confiável e amigável com sua equipe, com certeza ela estará disposta a ajudá-lo em situações adversas quando errar. Tudo dependerá da cultura criada em sua empresa em relação à gestão de pessoas e estrutura hierárquica.

E apenas assumir o erro não basta: é preciso assumir publicamente para a equipe e ainda pedir desculpas pelo equívoco cometido, afinal, geralmente, sua equipe será a responsável por resolver o problema criado pelo líder ou ter retrabalho.

Vale ressaltar que tentar justificar o erro não é uma boa escolha. Assim como qualquer funcionário, você pode não ter tido intenção de errar, mas o que importa é que o erro aconteceu e vocês terão que trabalhar para resolvê-lo. Não perca tempo tentando se justificar!

Além disso, um bom líder deve estar acostumado a assumir a responsabilidade dos erros da sua equipe, mesmo que não tenham sido cometidos por ele. Não se deve compartilhar apenas os méritos da equipe, mas também os erros que possa vir a cometer.

Afinal, o líder foi contratado para guiar pessoas, resolver problemas e minimizar situações desagradáveis que geralmente aparecem no dia a dia. Por isso, ter a percepção de que o líder está para resolver e não para criar outra situação desagradável é o primeiro passo para se tornar um bom líder.

Que sirva como lição

O ditado é claro: “É errando que se aprende”. Por isso, ao detectar um erro, o líder deve aprender com ele e repassar esse aprendizado para seus colaboradores.

Dessa forma, evita que você e sua equipe cometam esse erro novamente. Não se trata de uma correção, mas sim um alerta vermelho sobre determinada situação e um ensinamento preventivo.

Nesse momento, você reafirma o bom líder que é, estabelecendo conexões e confiança. Grandes líderes também são grandes professores, mentores e guias que nos mostram o melhor caminho depois de já o terem trilhado e depois de já terem aprendido com seus erros.

Tire proveito da situação

Erros não são sinônimo apenas de problemas e dor de cabeça. Em um primeiro momento, pode até significar isso para o líder e sua equipe, porém, detectar um erro pode servir como um diagnóstico.

Ou seja, se o líder errou ao estipular um prazo muito curto, por exemplo, ele poderá usar esse equívoco para remanejar sua estrutura de prazos de acordo com cada entrega, revendo todo o processo e melhorando os resultados.

Dessa forma, o erro serve como um alerta para falhas em um sistema, em um processo ou em certas atitudes. Sempre podemos tirar algo bom em meio ao caos!

Ouça sua equipe

Muitas vezes, os líderes acabam não se comunicando corretamente com sua equipe. Falta clareza, feedbacks e reuniões para alinhamento. Com isso, a tomada de decisão pode ser equivocada, fazendo surgir o erro por parte do líder.

Por isso, tome o erro como uma necessidade de aprimorar a comunicação com seus funcionários. Eles também têm muito a compartilhar e ensinar para o líder, afinal, são as mentes brilhantes que fazem seu negócio dar certo.

Compartilhar o erro e ainda ouvir sua equipe faz com que o líder ganhe respeito, afinal, as pessoas não esperam perfeição, mas sim transparência, honestidade e justiça. E isso deve vir do modelo a ser seguido, que na empresa é papel do líder!

Siga sempre em frente

Do mesmo jeito que um bom líder estimula a sua equipe a sempre procurar progredir, mesmo com resultados não tão positivos, um líder também precisa seguir em frente quando comete erros.

Como já mencionado, aprender com o erro e com a sua equipe é o que um líder precisa fazer, e procurar seguir com novos ensinamentos e novas expertises.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

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