Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Maturidade-e-visão-estratégica.jpg

Maturidade digital

Alcançar a maturidade digital exige que a empresa como um todo tenha o entendimento claro e uma visão estratégica dos caminhos a serem trilhados para chegar a este objetivo tão importante.

Entender todos os pontos que permeiam essa transformação é fundamental para que ela ocorra com toda a assertividade.

Sugerimos algumas questões que podem ser propostas internamente, e que abordaremos ao longo deste texto. Para saber como construir uma visão estratégica que proporcionará que a empresa atinja a maturidade digital:

  • 1. Existe uma visão estratégica clara e definida de forma documental, integrada e mapeada para entender toda a maturidade digital na empresa?
  • 2. Empresa possui um plano de estratégia para transformação digital?
  • 3. O executivo sênior e/ou seu time de inovação tem um entendimento claro dos recursos em tecnologia digital disponíveis, e como isto dará suporte aos objetivos dos negócios?
  • 4. É correto afirmar que os perfis de liderança digital não têm nenhum problema para definirem as estratégias?
  • 5. Existem fatores internos que dificultem o desenvolvimento da estratégia digital da empresa?

Vamos abordar cada um destes tópicos para que seja possível entender quais as atitudes que precisam ser tomadas internamente ao propor uma visão estratégica para alcançar a maturidade digital.

Maturidade Digital

Para que não haja nenhuma dúvida, é bom iniciarmos relembrando que maturidade digital é um termo usado para designar o momento em que uma empresa já está completamente adaptada às tecnologias e tendências mais atuais, e trabalha com muita naturalidade em sua rotina os processos digitais.

O que traz muitos benefícios para a corporação, afinal, o digital é repleto de oportunidades para todos os setores.

Para chegar à maturidade digital, é muito importante que todas as áreas, setores, lideranças e colaboradores estejam integrados e se sintam participantes, para que seja possível implementar todos os processos e rotinas necessários sem grandes entraves.

Visão Estratégica

Para ter o melhor desempenho, é fundamental para uma empresa ter sempre uma visão estratégica, e não só num geral sobre o seu core business, mas também sobre cada etapa do negócio.

Uma das etapas do processo de desenvolvimento e implementação de uma visão estratégica é ter um plano de ação e de metas focado em alcançar os resultados que se esperam.

Esse plano deve conter quais os passos a serem tomados em cada etapa e por quem, e ou, qual setor, quais ferramentas e quais recursos serão utilizados, quais os times que estarão envolvidos, enfim, todo o necessário para ter um plano consistente.

Isso nos leva aos pontos que elencamos no início deste texto.

Visão Estratégica Clara e Definida

A primeira pergunta que deve ser feita é: existe uma visão estratégica clara e definida de forma documental, integrada e mapeada para entender toda a maturidade digital na empresa?

Antes de tudo, é preciso ter tudo isso muito bem definido, e de preferência em registros documentados toda a análise do mapeamento da empresa para saber quais são as reais necessidades digitais e quais serão as prioridades.

O que ainda falta? Digitalizar o atendimento? A comunicação? Integração entre as equipes? Canais de atendimento ao consumidor? Quais tecnologias disponíveis podem ser aplicadas na empresa não apenas para estar “por dentro”, mas que são realmente úteis para melhorar o desempenho do negócio e das equipes?

Fazer a análise das necessidades digitais, documentá-las e fazer com que sejam conhecidas pelas lideranças e todos os que precisam estar envolvidos no processo é o passo chave para que sejam diminuídos possíveis entraves no processo e para que toda a empresa se sinta participante, o que tornará as ações mais fluidas.

Plano para a Transformação Digital

Outro ponto que queremos abordar é: a empresa possui um plano de estratégia para transformação digital?

Como já vimos a importância da visão estratégica e de sua comunicação, veremos como desenvolvê-la.

Foco no Objetivo:

O alvo principal, nesse caso a maturidade digital, é o motivador de uma visão estratégica eficiente.

Saiba bem aonde quer chegar e quais são os seus pontos fortes e fracos para conquistar o objetivo.

Planeje com Prazos:

Tenha uma linha do tempo para a realização das etapas. E procure trabalhar dentro do período, se for necessário reorganizar estabeleça novos prazos que sejam reais.

É fundamental que uma estratégia tenha começo, meio e fim.

Aprenda Continuamente

Capacitar os participantes do planejamento é um investimento. Ao atingir à maturidade digital, será necessário que os colaboradores tenham as habilidades necessárias para operar da melhor forma.

Mantenha-se também atualizado sobre as evoluções do mercado, cases de sucesso do mesmo ramo e capacitações que auxiliam no desenvolvimento.

Lideranças Preparadas

Todas as ações de uma visão estratégica que visem a maturidade digital precisam ser bem comunicadas, principalmente entre as lideranças.

Em um time com visão estratégica, a equipe executiva sênior tem um entendimento claro dos recursos da tecnologia digital e sobre como apoiará os objetivos de negócios. Isso faz com que os ruídos sejam minimizados e as refações sejam diminuídas.

É preciso também assegurar que o líder de digital, ou o designado para tal tenha todas as condições, expertise, materiais e pessoal necessários para fazer escolhas e definir a estratégia que apontará qual o caminho a ser tomado.

Querer e Preparar-se

Ao longo do texto, foi possível identificar que para atingir à maturidade digital é necessário querer e planejar-se com inteligência.

E fundamental fazer todos os estudos e análises para ter a segurança da realização, e não deve haver nenhum fator interno que dificulte o desenvolvimento da estratégia traçada para o objetivo final.

Em Resumo

Uma visão estratégica é fundamental para o andamento de uma empresa, e no caso do objetivo ser a maturidade digital, essa relação é ainda mais próxima.

A maturidade digital é uma imposição que urge as empresas que desejam se manter e crescer. Mas, para poder chegar da melhor forma e atingir o melhor e mais inteligente desempenho, é fundamental se preparar, estudar, se dedicar, investir, e ter muitas rodadas de conversas internas para que líderes e equipes estejam no mesmo passo.

Assim, o trabalho será assertivo e eficiente.

 

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura e Talento

Cultura e Talento

Nos últimos cinco anos, de 2015 a 2020, costumo dizer que o tema cultura organizacional atinge seu pico de di...

Transformação Digital por Rodrigo Sato
01.07.2020 às 19:04:23

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.