Powered by INNOVATION INSIDER

    Pesquisa
    • Aa+
    • Aa-
    • Aa+
    • Aa-
    Transformação Digital
    https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/10/MIT-1920x550.jpg

    Cenário pós-pandemia

    O cenário de pandemia mundial que vivemos, em razão do novo coronavírus, trouxe consigo impactos significativos para a vida de milhares pessoas.

    Em meio a esse cenário de mudanças e ao desenvolvimento de novos hábitos, estão as empresas que precisam constantemente se reinventar para sobreviverem a grave crise econômica causada pela pandemia.

    Além de desenvolverem estratégias importantes de sobrevivência ao momento atual que vivemos, diversas empresas têm vislumbrado um futuro pós-pandemia hostil ao que diz respeito ao mercado e aos negócios.

    Portanto, analisar e delinear estratégias de enfrentamento ao mercado no período pós pandemia tem sido uma tarefa importante para aqueles que querem se preparar e enfrentar a crise.

    É nesse sentido que o Massachusetts Institute of Technology (MIT) vem realizando estudos acercas das possíveis estratégias que podem ajudar as empresas a saírem ainda mais fortes da crie atual.

    O Instituto, em seus estudos sobre a pandemia, aponta para alguns cenários importantes para empresários se programarem para o que está por vir após a pandemia.

    O primeiro e pior cenário, é a possibilidade de a vacina para o tratamento do novo coronavírus demorar a ser produzida e finalizada, o que acarretaria em um prolongamento do distanciamento social e possível agravamento da crise financeira.

    Outro cenário delineado pelo MIT é que, mesmo que haja diminuição de infecção pelo vírus, pode haver uma segunda onda de infecção, o que também prolongaria a pandemia.

    Além disso, o Instituto aponta para a errônea ideia de que a economia vai se estabilizar de forma rápida após a pandemia.

    Isso pode ocorrer pelo fato de também haver mudanças no comportamento do consumidor no período pós pandemia, fato que desperta certa preocupação em empresas, pois precisarão acompanhar as constantes mudanças no mercado.

    Por isso, é importante que empresas tracem algumas estratégias para serem efetivas no período pós pandemia, como mencionamos a seguir!

    PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO

    Dentre as diversas mudanças devido a pandemia, o processo de mudança das empresas para o mundo digital tem sido um dos fatores que mais se destaca.

    O processo de digitalização favorece o aumento de eficiência da corporação e auxilia no desenvolvimento de uma melhor experiência para os clientes.

    Dessa forma, algumas empresas têm percebido que o trabalho remoto pode ser uma ótima alternativa, inclusive mesmo no cenário pós pandemia.

    Além disso, a mudança para o mundo digital tem apontado falhas existentes nas companhias e o que estas precisam fazer para investir na otimização de seus processos.

    Portanto, uma empresa que busca digitalizar seus processos internos, está buscando por melhorias e maior eficiência em seus serviços. Além disso, empresas que estão presentes de forma online proporcionam melhores experiências aos seus clientes.

    HOME OFFICE COMO NOVO MODELO DE TRABALHO

    O estilo de trabalho home office, adotado em grande escala por causa do distanciamento social como forma de prevenção a novas contaminações do novo coronavírus, tem demonstrado ser uma ferramenta tecnológica e eficaz.

    De acordo com pesquisas, o modelo home office proporcionou um aumento de produtividade dos colaboradores de até 30% em relação ao modelo tradicional de trabalho.

    Tendo em vista o aumento de produtividade, a redução de custo para as empresas e a melhora de qualidade de vida dos colaboradores, o modelo home office é uma ótima estratégia de mudança para o futuro pós pandemia.

    MUDANÇAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

    Com o processo de digitalização e a adoção do estilo home office de trabalho, algumas empresas têm percebido que não há a necessidade de se manter o colaborador por tanto tempo no espaço físico da empresa.

    Dessa forma, em razão do intenso uso do trabalho remoto durante a pandemia, ir a empresa deixou de ser uma rotina, o que inspira reestruturações nos ambientes de trabalho no cenário pós pandemia.

    Dessa forma, escritórios cada vez menores podem ser uma nova tendência, pois seu uso seria apenas para situações específicas, como reuniões importantes que precisam ser realizadas apenas de forma presencial.

    Portanto, a forma como trabalhamos provavelmente mudará, tendo menos presença física na corporação e mais compartilhamentos remotos por meio do uso da tecnologia.

    PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

    Valorizar a produção de vivências e experiências, em vez de apenas produtos, pode ser uma importante estratégia adotada por empresas no período pós-covid.

    Isso ocorre devido a adoção do isolamento social por longo período durante a pandemia como uma forma de prevenção da disseminação do novo coronavírus.

    Portanto, quando a pandemia acabar, valorizar serviços que proporcionem momentos de reconexão entre as pessoas serão fundamentais, pois pessoas vão procurar por empresas que as ajudem nesse momento de reencontros.

    VALORIZAÇÃO DO SEU NEGÓCIO

    Descobrir o que as pessoas estão buscando e precisando no período pós-pandemia pode ser uma das melhores formas de impulsionar o seu negócio.

    Isso ocorre em decorrência da alta demanda para solucionar problemas que vão surgir, abrindo espaço no mercado para empresas poderem suprir essas necessidades que irão aparecer.

    Dessa forma, investir nas demandas que aparecem no mercado é tornar a sua marca ou empresa indispensável durante o processo de escolha para resolução dessas demandas.

    Além disso, investir em facilidade de acesso aos serviços da sua empresa é outra forma de valorizar o seu negócio.

    Dessa forma, criar vínculos de proximidade e segurança com o cliente, com serviços disponíveis em plataformas online de confiabilidade também é um grande passo para a valorização da sua empresa.

    Por fim, desenvolver estratégias financeiras para possíveis crises futuras também é uma importante forma de valorização de sua empresa. Com a pandemia, evidenciou-se a necessidade em se ter uma margem financeira para momentos de crise como esse.

    Portanto, são várias as estratégias que podem ser tomadas em um período pós pandemia. No entanto, vale ressaltar que as tomadas de decisões feitas no momento atual em que vivemos também podem afetar o futuro de sua empresa.

    Por isso, cada tomada de decisão é importante para que a sua empresa sobreviva a esses tempos sombrios e possa encontrar, em um esperado futuro não tão distante, o crescimento e fortalecimento merecido.

    Gostou do post e quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site e assine a nosso newsletter para receber conteúdos exclusivos do mundo da tecnologia!

     

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Série

    _Além da transformação

    Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios da transformação.