Powered by INNOVATION INSIDER

    Pesquisa
    • Aa+
    • Aa-
    • Aa+
    • Aa-
    Transformação Digital
    https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2021/09/MIT-SUMMIT-2021-1920x550.jpg

    O que virá no mundo pós COVID

    Este ano o MIT Platform Strategy Summit que discute iniciativas de economia digital ao redor do mundo. Em sua 9ª edição, o Summit é agora um evento líder do setor que explora como o gerenciamento e a economia do modelo de negócios em plataformas e suas implicações globalmente. O foco do evento deste ano foi em como as plataformas estão navegando no mundo pós COVID e o que está por vir. Em um mundo devastado pela pandemia e pelo ecossistema em constante transformação, a cúpula da estratégia forneceu excelentes orientações para avaliar o estado dos mercados de plataforma e para onde eles estão caminhando.

    Em 2013, para contextualizar, o Uber tinha apenas quatro anos de vida. Hoje, todos os dez maiores varejistas globais operam no mercado usando o modelo de plataforma. Oito entre os dez principais unicórnios de comércio eletrônico adotam o modelo de plataforma e as 100 principais plataformas transacionam diariamente o valor de bilhões de dólares. Essas 100 plataformas principais respondem por uma capitalização de mercado coletiva de mais de US $ 15 trilhões.

    O Summit contou com a participação de 6 CEOs, um Diretor Digital, um diretor de tecnologia e um Economista Chefe, todos oriundos de empresas que fazem parte do grupo empresas Fortune 500.

    Separamos abaixo 8 pontos principais da discussão:

    1 – Empresas estão considerando o modelo de plataforma como sua estratégia central.

    2 – Companhias começam a enxergar oportunidades de levantar recursos, criar network e buscar novos talentos por meio deste modelo.

    3 – Vários negócios tradicionais estão se transformando em plataformas, especialmente os que fazem parte dos marcados emergentes, como a África do Sul.

    4 – Até mesmo as clássicas empresas de commodity, como as de Aço, estão buscando adaptar-se ao modelo de plataforma, embora tenham de enfrentar desafios sobre questões regulatórias.

    5 – Embora as plataformas autônomas sejam consideradas hoje o Santo Graal, sabe-se que a IA exercerá um papel significativo para o desenvolvimento da economia de plataforma.

    6 – O que os clientes querem não é especificamente a plataforma, e sim o que ela é capaz de fazer e seus benefícios.

    7 – Mais do que qualquer coisa, o modelo inovador de negócios bem como a transformação digital têm a ver com a mudança de mentalidade.

    8 – A transição para um modelo de plataforma será liderada por pensadores visionários e criativos, que tenham compreensão do valor das parcerias, bem como, saibam criar um ecossistema que trará sinergias vantajosas.

    Faça o download e leia na íntegra o relatório sobre o encontro aqui (em inglês).

    Leia também outros conteúdos sobre modelo de negócio baseado em plataforma aqui no nosso portal.

     

     

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Série

    _Além da transformação

    Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios da transformação.