Powered by INNOVATION INSIDER

    Pesquisa
    • Aa+
    • Aa-
    • Aa+
    • Aa-
    Transformação Digital
    https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Mitos-sobre-a-Transformação-dos-negócios.jpg

    Transformação dos negócios

    A Transformação Digital é uma forma de reestruturar um novo modelo de fazer negócios dentro das organizações. A partir desse modelo, acontece a inclusão de uma nova cultura digital, onde as empresas começam a inserir novas tecnologias em seus processos para o ganho em produtividade.

    Quando se fala em “Transformação Digital”, estamos direcionando uma visão para a tecnologia. No entanto, o fator primordial para que essa transformação aconteça são as pessoas e não propriamente os meios utilizados.

    Acompanhe nesse artigo os mitos sobre as transformações nos negócios e entenda mais sobre o que é, realmente, a transformação digital dentro dos empreendimentos.

    O que é a Transformação Digital?

    A Transformação Digital é uma nova forma de fazer negócios a partir do uso da tecnologia. Todavia, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para essa nova realidade, pois a transformação digital está alinhada diretamente com os processos de produtividade de uma empresa.

    Assim, os principais objetivos da transformação digital dentro das organizações são:

    • Promover um melhor atendimento ao cliente 
    • Ter ganho em produtividade.

    Esses objetivos, ao serem alcançados, geram resultados positivos para o empreendimento com referência de mercado e lucratividade.

    Mitos sobre a transformação digital

    Com a necessidade de implantação da tecnologia dentro das organizações, alguns mitos foram se formando no decorrer desse processo. A seguir, confira os mitos sobre a Transformação Digital nos negócios:

    – Transformação digital é a mudança tecnológica nas organizações

    A transformação digital não tem como objetivo novas tecnologias dentro das organizações. Na verdade, a tecnologia é a consequência da necessidade de uma nova estrutura de negócios que tem como propósito atender ao cliente com maior eficiência e qualidade e gerar maior produtividade para os processos das empresas.

    Nesse processo de mudança nos modelos de negócio, a tecnologia é um facilitador, que permite a digitalização das operações tornando as atividades mais práticas dentro dos empreendimentos.

    No entanto, a verdadeira transformação digital acontece na estrutura organizacional das empresas, com a implantação de uma cultura digital no interior das organizações com profissionais preparados para essa realidade.

    Para que isso seja possível é necessário de investimento, disciplina e treinamento dos profissionais, além de novas exigências para os processos de contratação.

    – As estratégias de engajamento impulsionarão os investimentos digitais

    As estratégias de engajamento para impulsionar o negócio não apresentam tanta eficiência quando os recursos disponíveis não forem utilizados em sua totalidade. Embora existam amplas possibilidades para o acesso e uso de informações, as ferramentas de engajamento precisam ser exploradas em todas as suas potencialidades para o crescimento do negócio.

    Com isso, para ter resultados satisfatórios nesse processo de engajamento é necessário o investimento em um suporte especializado no uso das ferramentas e que consiga fornecer as soluções mais assertivas para o seu negócio.

    – As transformações digitais são arriscadas para os rendimentos do negócio

    As transformações digitais podem acontecer de forma consciente dentro do empreendimento sem o investimento em ações capazes de comprometer os rendimentos da empresa.

    Existem muitas estratégias digitais que podem ser aplicadas dentro das empresas com resultados otimistas para o negócio. Investir em tecnologia deve ser uma ação bem planejada, com pequenas iniciativas capazes de conduzir o negócio rumo ao seu crescimento e melhor posicionamento no mercado.

    – A digitalização levará à perda de empregos

    No cenário da transformação digital, na verdade, a digitalização deverá levar os profissionais a um processo de aperfeiçoamento para os novos modelos de trabalho.

    Com os processos de inclusão de sistemas de automação dentro das empresas e funcionalidades robóticas, serão necessários profissionais treinados e qualificados para o desempenho das atividades nesse novo modelo de trabalho.

    Isso significa que não haverá perda de emprego em potencial, mas que haverá a necessidade de adaptação das equipes de profissionais a uma nova realidade digitalizada. Com isso, novos cargos serão gerados, as funções dentro dos departamentos da empresa deverão ser reorganizadas e os gestores deverão pensar em ações de reciclagem para os seus perfis de profissionais.

    – Novos empreendimentos não terão lucratividade

    A transformação nos modelos de trabalho para uma era digital é fundamental para todos. Os empreendimentos terão grandes possibilidades de posicionamento e de se tornar competidores em potencial quando implantarem uma cultura digital dentro de suas empresas.

    Um novo empreendimento que já tem seu início em um cenário inovador, tem grandes oportunidades de negócio e capacidade de conquistar uma cartela de clientes com ações modernas em um atendimento de melhor qualidade.

    – Entrega rápida reduz a qualidade do serviço

    A proposta da Transformação digital é aumentar a produtividade mantendo a satisfação do cliente. A forma como essa produtividade acontece permanece eficiente e com a qualidade esperada, pois a tecnologia permite a execução de ações mais complexas a partir da inteligência artificial.

    Assim, os recursos tecnológico são essenciais para produções otimizadas e também contribuem para um planejamento estratégico capaz de auxiliar na tomada de decisões mais assertivas para o negócio.

    Impacto da Transformação Digital nos negócios

    Atualmente, o cenário empresarial tem aperfeiçoado os seus recursos por meio de uma cultura tecnológica que prepara a estrutura do empreendimento para atender as demandas de mercado.

    Isso significa que, tanto o espaço físico e ferramentas de trabalho da empresa, quanto às equipes de profissionais, estão sendo preparados para uma cultura digital mais intensificada dentro das organizações.

    Na sociedade, esses impactos também são notáveis, pois é crescente o número de pessoas que passa a utilizar os canais digitais para a compra de produtos ou contratação de serviços.

    O fato é que, com a disponibilidade tecnológica para o atendimento de pessoas, o cliente passa a ter praticidade no seu atendimento e maior facilidade para as compras, independente se os canais utilizados são de aplicativos, um e-commerce ou mesmo pelo whatsapp.

    A transformação nos modelos de negócio agrega valor para o mercado globalizado que começa a atender um público cada vez mais abrangente em seus segmentos. Os recursos tecnológicos são abrangentes para todo o tipo de empreendimento e tem a capacidade de gerar conceito e autoridade para as empresas que apostam e investem na inovação.

    Faça parte dessa estratégia e tenha um olhar visionários sobre o seu empreendimento.

     

    Faça parte da nossa comunidade de estrategistas digitais no Telegram!

    Publicado em:

    Estrategias que Transformam

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Série

    _Além da transformação

    Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios da transformação.