Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2019/08/O-Brasil-e-sua-infraestrutura-Um-Grande-desafio.jpg

A infraestrutura do Brasil

Desenvolver um negócio ou uma ideia no Brasil certamente não é fácil. A infraestrutura, por exemplo, é uma questão que traz diversos desafios, mas também apresenta inúmeras oportunidades. Por isso, o próprio setor privado pode inovar e trazer soluções que permitam não somente desenvolver os negócios, mas a sociedade como um todo.

O desafio de implementar uma internet eficiente

O Brasil conta com diversos problemas de infraestrutura, sejam eles mais recentes ou mais antigos, por conta de problemas naturais ou intrínsecos ao nosso país.

Um exemplo de um problema novo que tem a ver com as dificuldades naturais de um território tão grande e heterogêneo como o nosso é a aplicação de internet de banda larga.

Qualquer diretor, gestor ou gerente já ouviu falar de alguns dos termos mais comentados do mundo moderno: Inteligência Artificial, internet das coisas, big data e outros. Esses termos não são somente linguajar de tecnologia, mas são conceitos que já estão começando a ser aplicados e que irão revolucionar o mercado, mais uma vez.

O problema, é que todas essas tecnologias dependem da internet para funcionar e, no Brasil, existe um desafio enorme em implementar soluções de maneira eficiente. Além do nosso território bem amplo, existem características geográficas específicas de cada região, que tornam esse processo ainda mais complexo.

Nas zonas rurais, por exemplo, existe o desafio de trazer a rede, porém, o setor da agricultura é um dos que mais se beneficia do uso da tecnologia, para tornar a produção mais precisa, rápida e eficiente.

E agora, por conta do acordo do Mercosul e União Europeia, que facilita a exportação de produtos agrícolas, soluções como esta podem ter um impacto muito grande em toda a economia brasileira.

O problema de infraestrutura no transporte

Por outro lado, o problema das estradas brasileiras é um desafio de infraestrutura há bastante tempo. Este método de transporte ainda o principal do país e, mesmo assim, diversas estradas se encontram em condições que estão longe de serem as ideais.

Felizmente, o problema vem sendo solucionado ao longo tempo, em parte por grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, realizados há poucos anos, mas que trouxeram investimentos em infraestrutura que são positivos até hoje.

Outra opção de transporte é através do sistema ferroviário, que não é tão forte no país, por conta de uma questão de descentralização. Estes tipos de serviços estão divididos entre diversas instituições públicas e privadas, o que significa uma falta de investimento coeso e em grande escala.

Um grande desafio, e uma ótima oportunidade, é encontrar um método de transporte de pessoas e, especialmente, cargas que seja eficiente e seguro. Um exemplo claro do problema de infraestrutura no transporte, foi a greve dos caminhoneiros.

A paralisação praticamente parou o país, trazendo enormes prejuízos, e chamando atenção não somente para as precárias condições das estradas brasileiras, mas também para a dependência absurda deste único meio de transporte.

Para complicar ainda mais, as dimensões naturais do país tornam esses problemas ainda mais graves e destacados. Comparado com potências de proporções semelhantes, o Brasil tem por volta de 18 vezes menos estradas por quilômetro quadrado que os Estados Unidos. Já a infraestrutura ferroviária, é menos de 15% do tamanho da infraestrutura do país americano e da China.

Ou seja, o Brasil ainda tem muito a crescer.

A produção e distribuição de energia elétrica

Mais de 90% da energia elétrica distribuída no país é produzida por usinas hidrelétricas. Enquanto este modelo é relativamente eficaz, existem oportunidades para crescer também neste setor de infraestrutura.

As usinas hidrelétricas são limpas, ou seja, não geram nenhum resíduo para a produção de energia. Porém, isso não significa que não existem impactos da sua implementação para o meio ambiente . Ao instalar uma usina, é preciso alterar, ou parar, o curso de rios, trazendo impactos para a vegetação local, além do extermínio de certas espécies de animais que poderiam viver na região.

Porém, a energia solar permite uma alternativa cada vez mais interessante. O maior desafio, é implementá-la de maneira eficiente, especialmente em grande escala.

O Brasil tem uma enorme vantagem natural, neste sentido. Por conta de nossa posição geográfica, a incidência de luz solar é constante e em alta quantidade, o que significa que existe muito insumo natural para esse tipo de produção.

O potencial é tão grande, que o próprio governo usa créditos energéticos para quem produz energia solar, sendo um ótimo exemplo de um incentivo para a iniciativa privada. Também é uma oportunidade para ganhos em menor escala.

A economia e a infraestrutura

Todo mundo espera que a economia do país cresça. É o que todos os brasileiros querem e é para isso que trabalham. Porém, a infraestrutura precisa acompanhar o crescimento econômico.

Apesar de ser a nona economia do mundo, o Brasil é o 73 em infraestrutura, gerando uma diferença de posicionamento que leva ao maior índice de insatisfação entre 28 países.

Imagina quão forte seria a economia brasileira com uma infraestrutura que pudesse acompanhar as demandas deste mercado?

O investimento público e privado

A única forma de contornar esta disparidade é através do investimento. Mesmo estando abaixo de potências como os Estados Unidos e a China, o volume de investimento destes países em infraestrutura ainda é maior que o nosso. Por isso, o Governo precisa aumentar muito a quantidade de investimento que é feito neste aspecto tão importante da economia.

O desafio é que o governo não tem muitas condições de fazer isso. Seja por conta da dívida ou pelo uso indevido do recurso, não existe uma expectativa tão grande de investimento. Isso é um grande problema, mas também apresenta uma oportunidade para o setor privado, que pode aproveitar esse vácuo para promover maiores investimentos.

Por isso, o próprio governo cria programas de incentivos com parcerias entre os setores público e privado, de modo a angariar mais recurso e trazer ainda mais investimento para este setor da economia.

Como ficou bem claro, o Brasil tem enormes desafios em relação a sua infraestrutura. Porém, isso é uma boa notícia para quem busca uma oportunidade, afinal, não existe um sem o outro.

Quer conhecer mais sobre as oportunidades e desafios do mercado? Então, assine a nossa newsletter para receber ainda mais conteúdo e confira o nosso blog para ler outros artigos.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *