O novo C-Level
A transformação digital se tornou uma necessidade absoluta nas mesas de todos os tomadores de decisões atualmente. E, para atingir este objetivo, um novo cargo foi implementado dentro da camada de tomada de decisão empresarial o chamado C-Level: o CDO (Chief Digital Officer).
CDO é a sigla em inglês para: Chief Digital Officer. Ele tem a missão de liderar, justamente, os processos necessários para a implementação de uma nova ordem digital dentro do negócio, trazendo melhores soluções para a empresa e adaptando-a a uma nova realidade, na qual a tecnologia e a inovação são chaves indispensáveis para qualquer tentativa de crescimento e consolidação de uma cultura da transformação única para o futuro.
A seguir, comentaremos um pouco mais sobre o perfil e responsabilidades do Chief Digital Officer, falando sobre o seu papel não só dentro da concepção dos produtos e serviços empresarias, mas dentro da jornada da transformação e no modelo de negócio de maneira detalhada, e como ele pode ajudar na transformação digital nas empresas.
Implementação da cultura dentro da empresa
O CDO tem um papel essencial na implementação de uma cultura dentro da empresa. Já falamos por aqui que a Transformação Digital não é sobre tecnologia e não adianta falarmos de inovação e adesão de novas ferramentas como a de inteligência artificial, Internet das coisas, ou até mesmo de big data, se não houver um estímulo à todos os colaboradores e parceiros da empresa, para que sejam usados e implementados, elementos e processos que tenham características de um mindset e gerenciamento horizontal para tomada de decisão.
Para construção desta cultura, as empresas precisam principalmente de organização. Processos existem, sobretudo, para organizar empresas, mas não deveriam criar barreiras entre silos organizacionais, ai que o CDO precisa repensar o que é necessário utilizar para integrar áreas e agilizar a tomada de decisão em prol de um impacto positivo da Transformação Digital. Todo esse planejamento parte de boas ideias, criatividade e liderança do Chief Digital Officer.
Ele precisa estimular os colaboradores a estarem em constante contato com ferramentas digitais e metodologias. Para isso, é importante estimular treinamentos, imersões, com a introdução de softwares e outros dispositivos de amplitude nos processos com foco na experiência do cliente. Afinal, se a estrutura da empresa e seus processos precisam e devem ser otimizados, caso contrário, não dá nem para começar a falar em transformação digital.
Portanto, cabe ao CDO guiar este processo, entender em quais departamentos é preciso investir no assunto, seja com aumento da capacidade estrutural ou na construção de equipes treinadas para isso.
A capacidade de visão do futuro, de entendimento do que os próximos anos pedirão em termos de tecnologia e inovação, também é parte do trabalho de um CDO, que precisa considerar este aspecto na construção de um plano adaptativo a longo prazo, da construção de uma cultura baseada em processos digitais mais humanos.
Com o passar do tempo e o constante envolvimento da equipe, cria-se uma cultura organizacional que já prega o uso das ferramentas digitais humanizadas. O time inteiro fica mais atento a isso e a transformação digital se cristaliza, embora seja um processo permanente, já que novas disposições surgem a todo momento.
Recrutamento
Também é parte do trabalho do CDO auxiliar os setores responsáveis por contratações. A busca por novos talentos, que já sejam inseridos em realidades de uso de meios digitais e estimulados a trabalharem e buscarem a inovação, é um diferencial. A empresa que encontra este tipo de profissional sai na frente.
Embora qualquer contratação dependa de outros fatores (setor de RH, diretores, parte financeira para abertura de uma nova vaga etc), o fato é que o profissional que lidera a parte de transformação digital precisa participar.
O tempo perdido com a chegada de alguém que não está acostumado à realidade e precisa de um período de adaptação pode atrapalhar. Isso sem falar que é preciso um olhar estratégico para o mercado para encontrar o melhor profissional para este cenário. E o CDO, neste caso, é a pessoa ideal para entender o valor de cada candidato em relação a este aspecto.
Ter os melhores profissionais também é um passo fundamental na jornada de transformação. As vezes, os atuais colaboradores não entendem a necessidade de mudar e inovar. Trazer algumas peças novas, com uma mentalidade nesta direção, ajuda toda a equipe a entender o contexto e remar junto na construção desta nova identidade. Quem coordena este processo? O CDO.
Construção de estratégias
A transformação digital não acontece de uma hora para a outra e, ao mesmo tempo, não se conclui 100%. É um processo contínuo e, para que a empresa sempre esteja à frente, o CDO precisa criar, obviamente dentro das possibilidades da empresa e com auxílio de outros setores, uma estratégia a longo prazo.
Para isso, ele precisa ser munido constantemente com dados e informações sobre resultados de campanhas digitais, novas possibilidades, evoluções dos sistemas da empresa. Ele não faz tudo isso, mas ele coordena estes processos e precisa estar sempre atento a isso.
Assim, é possível corrigir rotas, sugerir novas estratégias para os meios digitais, iniciar processos de inovação digital, buscar talentos, entre várias funções. Portanto, o CDO tem que conduzir a jornada de transformação sempre com bases muito sólidas de dados e informações, para que o processo sempre ande para frente, sem travamentos ou paradas que atrapalhem.
Conexão entre tecnologia e pessoas
Para completar nossa argumentação, vale frisar um ponto fundamental: não há inovação tecnológica e o processo de transformação digital sem as pessoas. O Chief Digital Officer precisa ter isso em mente e saber que toda a jornada só será bem feita se incluir todos os colaboradores.
Para alguns, pode parecer óbvio que transformação digital passa por inovação tecnológica, novas ferramentas e automatizações. Sim, é assim. Mas sempre há alguém, um grupo, para colocar isso em prática. Uma empresa se faz com muitos setores, cada um com suas funções e, para que tudo realmente funcione, é preciso coesão.
Assim, todos aceitarão a jornada de transformação e trabalharão por ela se o chefe disso, o CDO, souber coordenar e mostrar que todos devem trabalhar juntos. Porque, assim, cada um perceberá a possibilidade de evolução pessoal e profissional própria. Se todos vão juntos, a empresa cresce, é mais reconhecida e trabalhar neste local é um diferencial.
Portanto, não adianta comandar o processo olhando para as ferramentas automáticas e esquecendo que a gestão das pessoas neste caminho também é fundamental. Todas são parte e o CDO deve conectá-las e fazê-las se unirem em um mesmo objetivo: fazer uma transformação digital de sucesso e colocar a empresa em outro patamar de inovação, de soluções e de atuação.
Sendo assim, fica claro o porquê de ter um CDO para coordenar o processo da jornada de transformação. Sem uma liderança, tudo fica disperso. Cabe a este profissional traçar estratégias, unir a equipe toda e conhecer os meandros deste trabalho para que a inovação seja conquistada de forma sólida, garantindo o futuro do negócio.
Chief Data Officer vs Chief Digital Officer
Já falamos por aqui sobre a existência e o papel de um outro tomador de decisão, o Chief Data Officer, o trabalho colaborativo entre estas duas figuras é essencial para gerar valor adicional para as empresas. No organograma abaixo, um Chief Digital Officer tem um envolvimento significativo como um processo de ideação e um Chief Data Officer está envolvido na entrega de inovação em um produto. Como resultado de sua colaboração, eles podem orquestrar a transformação digital baseada em dados.
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