Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2019/05/o-que-moldara-o-amanha.jpg

Inovações tecnológicas que mudarão nosso futuro

Em meio a tantas inovações tecnológicas, muitos empresários e especialistas de diversos setores buscam formas de se atualizarem e criarem conexões no mercado. Nisso, um dos eventos mais importantes tanto sobre tecnologia como também para economia criativa em nível mundial é o SXSW.

O SXSW, sigla para South by Southwest, trata de diversos pontos que serão cada vez mais relevantes e essenciais para o futuro. Hoje vamos destacar alguns pontos que devem ser lembrados nesta última edição do SXSW. Temos várias formas de transformações de negócios presentes nesta edição.

Automação de trabalho

É cada vez mais comum encontrar máquinas e equipamentos desempenhando um processo em forma otimizada ao invés da mão de obra humana. Por este motivo, o festival observou sobre diversos pontos sobre a inteligência artificial assim como a influência dos robôs nas atividades do dia a dia. Nesta discussão, podemos observar que a questão não envolve apenas as funções que irão sumir no futuro com esta tendência. Temos a noção que precisamos não só nos adaptar como também nos preparar para atender a este novo “trabalhador” e suas características.

Blockchain

A cada dia que passa podemos observar que o uso de criptomoedas está sendo mais comum. Novas regulamentações e empresas estão se preparando para este tipo de iniciativa. Mas uma das discussões mais fortes era em relação à responsabilidade desta moeda digital neste mundo conectado mundialmente.

Especialistas divergem em relação ao blockchain e sua influência nas mudanças tecnológicas atuais assim como a infraestrutura da internet. Resta saber se realmente isto vai acontecer e se estaremos preparados para isso.

Meios de transporte alternativos

Nas grandes cidades é possível ver muito isso no dia a dia. São bicicletas elétricas, patinetes eletrônicos, scooters e muitos outros meios de transporte que usam a tecnologia para otimizar sua performance.

Inclusive, em muitos painéis de discussão, scooters e bikes foram muito comentados por especialista no assunto quando fala-se de mobilidade. E não é por menos, pois no Brasil e na América Latina este conceito está crescendo e influenciando cada vez mais consumidores.

Um dos questionamentos era em relação à regulamentação que atenda às características deste tipo de meio de transporte. Quais próximas novidades serão capazes de melhorar a mobilidade urbana e como serão as próximas transformações de negócios e a perspectiva ao longo do tempo com isso.

Mas não foi discussão que teve na SXSW. A Embraer X apresentou o projeto de transporte urbano eVTOL. Trata-se de aeronaves elétricas de pequeno porte e que possuem pouso vertical. São vistas, inclusive, como os carros voadores do futuro. Mas para isso se tornar realidade será necessário.

Relação com a tecnologia

Como se trata de um evento que fala sobre as diversas formas de inovações, a transformação dos negócios ocasionados pela tecnologia foi bastante discutido. A segurança das informações em meio às constantes ameaças que afetam até mesmo verdadeiras fortalezas.

Observamos também como as interações ocasionadas da tecnologia acabam nos tornando cada vez mais dependentes deste sistema. Independente da forma que isso aconteça, podemos ter uma noção mais clara de como os aparelhos afetam não só nossa rotina como também nossas ações. Em um e-commerce, por exemplo, sistemas de chatbots são fundamentais para que o usuário realize determinada ação em um site.

Realidade estendida

Cada vez mais as inovações tecnológicas estão fazendo com que equipamentos de realidade criada saiam do mundo dos filmes e se tornem realidade. Este tipo de tecnologia, também conhecida como XR, abrange outros conceitos que também estão ganhando espaço no mercado. Podemos destacar a virtual (VR), mista (MR) e aumentada (AR). Através do XR podemos causar uma verdadeira revolução tanto em setores específicos, como economia e esporte, como também a forma de comunicação.

O uso das plataformas digitais e as possibilidades de unir com a XR também são bastante debatidas. É um debate intenso e que exige muita dedicação e atenção às novidades presentes no mercado. Tudo isso, toda essa transformação nos negócios, aumenta não só as possibilidades de dependência da tecnologia como também uma busca cada vez maior de melhorar sempre, seja as atividades diárias ou processos nos negócios.

Em meio a tudo isso, dois segmentos de comunicação também serão impactados pela realidade virtual. Uma é o podcast, criado na internet para atender os amantes de rádio ou por conteúdo em áudio. O crescimento do podcast está sendo observado de forma exponencial.

Outro ponto que será afetado pela realidade virtual é a área audiovisual mais tradicional. Uma das iniciativas apresentadas é o projeto Quibi, que está em fase de produção. Com um custo de US$ 1 bilhão, trata-se de um aplicativo que irá disponibilizar diversos formatos de filmes curtos que poderá ser acessado do smartphone. E a expectativa é reforçada com o 5G, aguardado por muitos países inclusive o Brasil.

Outro ponto interessante foram as premiações. Startups se apresentam em categorias e mostram as soluções encontradas para atender às necessidades daquele público. Existem os que desempenharam um assistente virtual que capta e interpreta o padrão de comportamento de cada paciente e informam possíveis irregularidades à equipe médica.

Há também um simulador que apresenta realidade virtual, em som e imagem, semelhante a de uma cirurgia. Assim, médicos e estudantes podem praticar a realização de procedimentos ou fazer testes de qualquer lugar do mundo.

Porém, vale lembrar que essas são algumas das inovações que vão demorar muito tempo até chegarem às grandes massas. Além de dependerem de uma estruturação para desenvolver o trabalho em larga escala, podemos ver que há outros fatores envolvidos. Por exemplo, os sistemas que vão trabalhar com conexão 5G vão depender que esta internet esteja funcionando comercialmente. E vale lembrar que apenas os EUA e a Coreia do Sul estão desenvolvendo planos para implementar a internet 5G comercialmente.

Há muitas novidades que geram expectativas para os próximos anos. E se você quer se manter informado e saber todas evoluções tanto no mercado quanto na tecnologia, assine a nossa newsletter. Você pode ter acesso aos nossos conteúdos pelo smartphone e também no seu notebook. Ideias que podem alavancar o seu negócio.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *