Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Serviços-4.0-e-a-sua-empresa-1920x550.jpg

O surgimento

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia na atualidade, sabemos que o comportamento do consumidor mudou.

Em virtude da praticidade de celulares e outros dispositivos cada vez mais modernos, os usuários agora têm a chance de comprar produtos, contratar serviços, tirar dúvidas e se relacionar socialmente em poucos minutos.

Analisando essa mudança brusca de consumo no mercado, as empresas buscam formas de aprimorar seus serviços para alcançar esses usuários e suas novas exigências de consumo . Em consequência, surge a adoção dos serviços 4.0 e suas ferramentas para desenvolver as atividades empresariais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira o papel dos serviços 4.0 nas empresas atuais.

Serviços 4.0: o que é e qual a sua importância

Antes de tudo, podemos definir que os serviços 4.0 nada mais é do que um novo termo para tecnologias e conceitos de negócios, quanto a seus serviços e suportes.

Nesse contexto, envolve uma ação disruptiva de tecnologia e ferramentas de desenvolvimento nas atividades organizacionais. Atividades que eram extremamente manuais e exigiam o contato humano para serem realizadas, hoje passam a ser automatizadas por softwares e dispositivos altamente dotados de inteligência e informações acerca da empresa.

Além disso, podemos perceber uma migração cada vez mais contínua de atividades e processos para meio digital. Além de oferecer uma melhor qualidade de soluções aos clientes finais, as empresas conseguem otimizar suas atividades e focar em processos que efetivamente dão resultado à empresa.

Por isso, é necessário dizer que os serviços 4.0 não se tratam apenas dos clientes, mas também dos colaboradores do negócio. Em outras palavras, essa modalidade centraliza o ecossistema interno, bem como a relação de máquinas e dispositivos com os funcionários, analisando aspectos como:

  • Criatividade dos setores;
  • Inovação;
  • Resiliência e inteligência emocional;
  • Tempo para produzir as atividades;
  • Pensamento crítico;
  • Entre outros;

Principais ferramentas dos serviços 4.0

De acordo com o Ministério da Indústria Comércio e Serviço, as principais ferramentas atuais do mercado 4.0 estão divididas em quatro áreas importantes:

1. IA — Inteligência Artificial

Como bem sabemos, a Inteligência Artificial faz com que dispositivos possam raciocinar, analisar, executar e solucionar problemas decorrentes de um sistema.

Atualmente, já é possível fazer com que atuem de maneira independente e sem nenhuma interferência humana em seus processos. Um exemplo a citar são os carros que comandam todos os recursos automobilísticos sem precisar de um motorista para conduzi-lo.

Além disso, já temos grandes maquinários e equipamentos que realizam um processamento amplo de dados, o que uma pessoa sozinha já não conseguiria fazer.

2. IoT — Internet das Coisas

Para quem não sabe, a Internet das Coisas nada mais é do que uma ampla rede com vários dispositivos conectados, sejam computadores, smartphones, tablets e dentre outros gadgets que necessitam da internet para que possam funcionar.

Em suma, o foco da IoT é justamente a praticidade de determinados equipamentos que são utilizados no dia a dia. Um exemplo a citar é TV, videogames, lâmpadas, fogões, aparelhos de som e fechaduras, que já podem ser controlados unicamente pela internet.

3. SynBio — Biologia Sintética

Essa tecnologia utiliza a bioinformação e metodologias da engenharia genética para criar algum determinado circuito biológico modular. Em outras palavras, por meio da manipulação genética, é possível obter organismos artificiais, com o intuito de aumentar ainda mais o seu funcionamento. Seu objetivo principal é ampliar possibilidades da biologia, desenvolvendo novas melhorias nesse ramo.

4. CPS — Sistemas Ciber Físicos

Esse tipo de sistema visa o envolvimento da computação em processos comunicativos e nos seus respectivos controles pelas redes e ações físicas.

Por meio desses sistemas, os negócios possuem a oportunidade de representar as imagens do mundo físico em ambientes virtuais. Como resultado, esse sistema consegue simular testes com produtos, previne desgastes e aumenta ainda mais a qualidade de soluções e produtos oferecidos.

Quais são as consequências dessa disrupção para o mercado?

Partindo para o lado do cliente final, podemos perceber que a ascensão da tecnologia no mercado transformou a forma em que pessoas consomem produtos e serviços.

Com aparelhos cada vez mais desenvolvidos e práticos, agora é possível comprar produtos, contratar serviços, tirar dúvidas e se relacionar com indivíduos com apenas um clique. Assim, usuários optam por essas transações no conforto de suas casas, mostrando que o comportamento de compra do cliente mudou e sua prioridade é a praticidade e a comodidade.

Do ponto de vista empresarial, os processos se tornam mais automatizados e os gestores conseguem focar em ações estratégicas mais assertivas para conseguir os resultados almejados. Os serviços 4.0 está atuando no mercado para reduzir custos, qualificar processos e melhorar a experiência dos clientes ao ter contato com a marca.

Oportunidades e ameaças com a adoção do serviço 4.0 no mercado

Agora vamos listar alguns segmentos de mercado que podem se beneficiar amplamente com os recursos advindos do serviços 4.0. Confira:

1. Construção civil

Em geral, o setor de construção civil costuma perder diversos rendimentos financeiros pela baixa produtividade, além do desperdício de materiais e até mesmo por falhas mecânicas e executivas.

Nesse quesito, podemos notar claramente a oportunidade que esse tipo de mercado terá ao inserir recursos tecnológicos de ponta em suas atividades. Uma delas é a automação de processos e a otimização do prazo de entrega, tornando o projeto muito mais sustentável e com uma entrega mais rápida.

2. Energia

Com as necessidades atuais de substituir os processos de geração de energia por alternativas mais naturais e com baixo índice de impacto ao meio ambiente, os serviços 4.0 garantem um papel importante nesse objetivo, alinhando boas práticas de sustentabilidade e redução de custos aos processos envolvidos.

3. Call Center

Empresas que oferecem serviços de telemarketing e não dispensam a contratação de consultores para suas atividades tenderão a perder competitividade no mercado.

Os serviços 4.0 irão atuar de forma disruptiva nesses setores, uma vez que uma única adoção de um software dotado de inteligência artificial consegue operar por dezenas de operadores contratados, otimizando tarefas e reduzindo custos. Com isso, podemos observar a exclusão da atividade humana nesse segmento.

Agora que você já sabe tudo sobre os serviços 4.0 e sua influência no mercado, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Receba nossa newsletter gratuitamente no seu e-mail e fique por dentro de todas as novidades.

Faça parte da nossa comunidade de estrategistas digitais no Telegram!

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é TEAL

O que é TEAL

Vivemos uma era digital em que, a qualquer instante, o universo que conhecemos pode se transformar completamen...

Transformação Digital por Tripulação ET
16.10.2020 às 16:57:36

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.