Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Times-remotos-de-sucesso-1920x550.jpg

Uma nova alternativa

Com o momento em que o mundo enfrenta, uma das alternativas para que as empresas sigam com as atividades é adotar o home office. Para isso, montar e conservar times remotos de sucesso faz toda a diferença no êxito do trabalho.

Nessa publicação, você vai se deparar com questões importantes sobre home office, vantagens, problemas e todo o estresse que essa forma de trabalho pode causar. Além disso, vai conferir dicas e se identificar com uma série de abordagens acerca do tema.

Home office

Home office, ou teletrabalho, como é a forma escrita na legislação trabalhista brasileira, foi adotado por milhares de empresas e continua sendo a opção mais viável para manter as atividades em funcionamento.

Provavelmente você já esteja trabalhando com essa modalidade e já está um tanto familiarizado. Mas se você não teve contato ainda com o home office ou está começando a trabalhar de casa agora, pode ficar tranquilo que vai descobrir as principais questões.

Antes de mais nada, o teletrabalho não exige muitas coisas para que possa acontecer. Basta que o profissional tenha um computador e acesso à internet. Com essas duas coisas, consegue realizar as atividades profissionais diretamente de casa.

Esse é básico e o essencial para que você consiga trabalhar na modalidade home office. Mas quando começa, percebe que sua rotina muda completamente e muitas vantagens são adquiridas. Porém, algumas desvantagens também podem aparecer.

Por isso, é preciso estar atento para saber enfrentar todas as problemáticas que o teletrabalho pode causar.

Problemáticas do home office

Se você já experimentou e está trabalhando de sua casa, provavelmente já sentiu o estresse que essa prática pode proporcionar, certo? Bom, esse é um dos principais problemas que você pode enfrentar no teletrabalho.

A rotina que antes passava por momentos no trânsito, momentos de descontração com colegas no escritório e almoços em restaurantes, agora está adaptada com os acontecimentos todos dentro de sua própria casa.

Com essa mudança, você precisa trabalhar isolado e sozinho, sem contato direto com outras pessoas. Isso pode ser prejudicial tanto para o rendimento do trabalho quanto para o bem-estar físico e psicológico do trabalhador.

Portanto, se você está se sentindo estressado, saiba que isso é perfeitamente normal e aceitável e que muitas pessoas estão passando pelo mesmo momento que você.

E se está se perguntando como tornar a rotina home office menos estressante e mais produtiva, existem algumas dicas que você pode adotar.

– Estabeleça horários para separar o trabalho das atividades da casa;

– Separe algum momento para o lazer e se afastar das atividades do trabalho;

– Não se deixe abater por amigos ou conhecidos que acham que o home office é enrolação e que você fica a maior parte do tempo no sofá;

– Permita-se ter momentos de relaxamento ao longo do dia, isso vai ajudar muito no controle do estresse.

Além do estresse, você pode enfrentar outros problemas trabalhando em casa.

Conciliar as tarefas domésticas, família e trabalho, tudo no mesmo ambiente, não é a coisa mais fácil a fazer. Por isso, elabore uma rotina e siga para que todas as tarefas sejam delimitadas.

Assim, você consegue desenvolver cada tarefa no seu momento, com dedicação e empenho. Diferentemente do que aconteceria se interrompesse o trabalho para fazer uma atividade doméstica e vice-versa.

Crie blocos dentro da sua rotina, de modo que consiga desenvolver máxima atenção no trabalho por algumas horas, 1 ou 2 horas, por exemplo. Entre um bloco e outro você pode escolher relaxar um pouco ou incluir alguma atividade doméstica.

Dessa forma, durante as horas de trabalho contínuo, sua concentração vai ser maior. Isso é essencial para manter o foco, pois provavelmente já se deparou com várias coisas que tiram sua atenção durante o home office, não é?

Pois então, estipulando blocos menores dentro da rotina, seu cérebro consegue focar mais e exclusivamente na atividade do momento. Isso vai trazer resultados positivos a sua produtividade.

Dicas para manter colaboradores satisfeitos

Se a sua empresa tem com times remotos, é importante prestar atenção na satisfação dos colaboradores.

Além disso, isso é uma coisa que não vale somente para o teletrabalho, mas para todo e qualquer modo de trabalho.

Manter a satisfação dos seus colaboradores em um nível elevado vai trazer resultados muito mais eficientes e produtivos do que se eles estiverem trabalhando desanimados ou desestimulados.

E para conseguir essa satisfação, algumas dicas podem auxiliar:

– Dê exemplo em sua liderança, com competência, proatividade e inspiração. Com o exemplo positivo, seus colaboradores vão ter identificação;

– Ofereça oportunidade de crescimento para os colaboradores;

– Reconheça o esforço e dedicação dos profissionais e monte planos de recompensa para que o engajamento do time de colaboradores seja sempre alto;

– Lembre que cada colaborador é uma pessoa que possui pontos fracos e inseguranças. Dentro disso, trabalhe o melhor deles.

Com todas essas dicas, o seu time remoto vai trabalhar com muito mais ânimo e dedicação, sendo reconhecidos e valorizados.

Mudança no mindset do conceito de trabalho

O home office trouxe à tona uma questão que precisa ser trabalhada sempre e que você precisa compreender seja um líder ou um trabalhador, pois ambos estão em suas casas trabalhando.

O mindset do conceito de trabalho precisa mudar, se ainda não mudou para você. A reflexão que levantamos é de que os colaboradores precisam passar a pensar se eles estão trabalhando PARA a empresa ou COM a empresa.

Com isso, os pontos elencados anteriormente vão ficar muito mais fáceis de serem aplicados.

Ora, o conceito de trabalhar COM a empresa transmite uma sensação de pertencimento e compartilhamento entre todos. Isso quer dizer que a intenção final é comum a todos, que é o crescimento da empresa e dos colaboradores.

Pensando dessa forma, seu engajamento no home office vai ser melhor, o que vai resultar em maior competência e crescimento para a empresa. E, no final, todos vão trabalhar com a mesma dedicação e empolgação.

Dessa forma, o home office pode ser muito vantajoso se você conseguir driblar e contornar os problemas que vão aparecer pelo meio do caminho. Mas é sempre bom lembrar que é possível ter e fazer parte de um time remoto de sucesso.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.