Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Transformação-Digital-é-apenas-para-grandes-empresas-1920x550.jpg

Será mesmo?

Já começo pedindo desculpas pela FakeNews postada acima, mas essa é uma “realidade” que pretendo quebrar aqui nesse texto. Não que apenas lendo esse texto você mudará a sua visão, mas espero que ele coloque a pulga atrás da sua orelha, pois assim como em 2000 diziam que site era apenas para grandes empresas, dizem a mesma coisa hoje sobre Transformação Digital. Foram 20 anos desde então e essa frase, de 2000, era tão mentirosa como o título acima, mas eu o fiz para chamar a sua atenção.

Você já deve estar cansado de ouvir que “a pandemia agilizou processos digitais nas empresas” certo? Mas vou contar uma coisa para você, essa é outra FakeNews. O mercado ama isso, tal qual aquelas empresas que se dizem centradas no consumidor, onde os gestores falam em inglês “consumer center” no meio de uma fala de 3 minutos toda em português, para uma audiência da mesma língua. Falar em inglês lhe deixa mais inteligente, entretanto, a empresa dessa pessoa não responde nem aos comentários no Instagram. Centrada em quem, mesmo?

“A pandemia agilizou…” mentira. Isso está um excelente discurso, mas na prática, tudo o que acontece é mais do mesmo. O cliente diz “quero vender” e os fornecedores correm para subir um site, contratam o influenciador da moda (influencer para ficar mais chique) torram o dinheiro no Google, fazem o post bacana ali no Facebook, replica no Instagram e seja o que Deus quiser. Se falar de planejamento então, é quase que ofender a mãe de alguém…

Alguma coisa mudou

De fato, o home office é uma realidade que parece não ser algo apenas para resolver um problema que a pandemia causou.  O Zoom pulou de 20 para 300 milhões de usuários por dia em menos de um mês. Muitas empresas já comunicaram que vão aderir ao home office até o fim do ano e outras que isso será uma constante. Isso parece ser uma boa mudança e que ela puxe outras, por favor!

Gestores aprenderam que as pessoas podem trabalhar mais, e mais felizes, em suas casas, com liberdade para ir ao escritório em horários alternativos, assim, fogem de trânsito e podem se dedicar mais a família, e isso também trouxe uma nova forma de ver o trabalho, ou para usar um termo da moda, mudou o “mindset” dos gestores.

A alma digital está chegando

Para que a Transformação Digital ocorra, é preciso que a empresa tenha essa alma, e ai, entramos a fundo nesse artigo, onde eu afirmo, que essa alma precisa estar na empresa com 5 ou 5 mil funcionários. Já começamos a entender que Transformação Digital não é só para as grandes, afinal, as grandes, um dia foram pequenas.

Outro ponto, a Transformação Digital não é presença digital, ou seja, não é ter um site e Rede Social. Ela vai muito além disso. Qualquer pequena empresa pode ter esses canais, mas entender a fundo o consumidor e lhe entregar uma experiência, nem sempre precisa ser enorme.

No setor bancário estamos presenciando isso. Os bancos digitais, em experiência, estão dando um baile nos gigantes do setor. Não estranhem se em 2021 ou 2022 o Nubank passar o Santander, Itaú e Bradesco em correntistas. Enquanto você lê esse artigo, saiba que a competição já está quase empatada. 

Enquanto, em um famoso banco, para você pagar o seu cartão de crédito, é preciso que tenha o dinheiro na conta corrente desse mesmo banco, os digitais, geram um código e possibilitam com um click que você copie esse código e cole em qualquer outro aplicativo de qualquer outro banco para você pagar a sua fatura. A opção é do cliente e não da empresa.

Enquanto um banco gasta milhões para dizer que é o banco digital, qualquer banco menor tem reconhecimento facial para acessar seu aplicativo, mas esse, é só discurso. 

A pizzaria da esquina da sua casa, pode, no excel, ter o controle dos pedidos que você faz, toda a semana, e oferecer um desconto, via WhatsApp, antes de você pedir a pizza. As vezes, uma 3a feira, você nem queria comer pizza, mas um desconto de 10% para aquele dia, interessa, não?

Magalu, parabéns!

A Magalu, sem dúvida, é a marca que sairá mais forte dessa pandemia. Também não estranhem se quando o Nubank se tornar o maior banco do país, a Magalu se tornar a maior loja online do nosso querido Brasil. O ecossistema que ela está montando, que alguns dizem ser um espelho da Amazon, é digno de aplausos. 

O pequeno comércio, local, está sendo beneficiado por esse ecossistema e não única e exclusivamente pelo marketplace, isso é uma estratégia que não é mais nenhuma tendência, mas sim, uma pendência. Existem diversas pequenas Startups de olho nesse potencial mercado de pequenas e médias empresas, o mercado PME, que podem ajudar com um valor baixo a organizar a Transformação Digital da sua pequena marca.

Há empresas de ERP que integram com as plataformas de e-commerce e marketplace por menos de R$ 100,00 ao mês. Há plataformas de e-commerce que custa R$ 50,00 ao mês e pode ser integrada as grandes lojas como Magalu, Submarino, Dafiti entre outras. E estamos falando de apenas um dos pilares da Transformação Digital, que é o varejo eletrônico.

Uma grande empresa, de faturamento bilionário, não vai olhar para essas empresas com essas mensalidades, pois o nicho é outro, mas o mercado PME no Brasil movimenta bilhões de reais ao ano e não é só as grandes empresas, ou melhor, os “Big Players” que precisam estar na Transformação Digital, você, que é um micro empresário também precisa estar.

E como?

Planejamento, estudo, busca, análises, erros e acertos. 

Chame consultorias especializada em digital e não o seu amigo que sabe fazer site. Traga fornecedores com cases de sucesso, faça pesquisa, mas muita pesquisa mesmo! Não coloque um centavo no projeto sem estar muito embasado no caminho a seguir. Não ache, pesquise! Não acredite em tudo o que lhe dizem, talvez, nem nesse artigo, mas estude muito antes de colocar a sua marca nesse novo mundo do varejo, mas lembre-se, corra, pois em breve esse será a balança entre você ter seu varejo ou não. Ou será que já não é?

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é TEAL

O que é TEAL

Vivemos uma era digital em que, a qualquer instante, o universo que conhecemos pode se transformar completamen...

Transformação Digital por Tripulação ET
16.10.2020 às 16:57:36

Série

_Além da transformação

Assine e receba a série que reúne heads compartilhando conteúdo exclusivo para você enfrentar os desafios que virão.