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Modelo de negócios disruptivo

Uma das tendências mais comum das empresas é se tornar inovadora e investir em variados modelos de  negócio. Entre as possibilidades que mais trazem resultados é apostar em um modelo de inovação disruptiva.

Este conceito se tornou ainda mais popular com o aumento do número de empreendedores assim como o surgimento de novos negócios. Mas o que é um modelo de negócio disruptivo? É fácil de ser implementado? Quais os benefícios que podem ser obtidos investindo nisso? Saiba melhor durante o artigo.

O que é modelo de negócio disruptivo?

Este conceito de modelo de negócio é relacionado à inovação disruptiva. Trata-se de um serviço ou modelo que acaba criando um novo mercado, afetando os concorrentes que antes eram predominantes neste nicho.

Geralmente é uma mudança simples, com pouco investimento em modificar algo que já existe para atender às expectativas dos clientes. Isso acaba atraindo um novo perfil de público-alvo, impactando o segmento como um todo através disso.

Este termo surgiu através do professor de Harvard Clayton Christensen inspirado no conceito de destruição criativa de Joseph Schumpeter. Segundo este economista austríaco, o capitalismo é composto por ciclos, nos quais cada etapa (revolução tecnológica ou industrial) substitui a anterior e ocupa seu lugar no mercado.

Estes tipos de novidades não são apenas criativas, mas sim atendem demandas que um determinado público não obtinha. Um exemplo de muito sucesso é o Steve Jobs, que inovou ao tirar o teclado do local tradicional nos telefones e substituir por uma tela. Este formato é hoje em dia o mais comum entre os aparelhos smartphone.

Mas existem outros modelos que complementam e reafirmam este conceito. Vale ressaltar que esta criação vem como uma resposta oposta ao que está sendo realizado pelos modelos mais tradicionais de negócios. E por isso é bastante praticado por empreendedores, que desejam criar um novo nicho acreditando que podem se destacar melhor por ter menos concorrência.

Inovação disruptiva e inovação tradicional são a mesma coisa?

Quando explicamos o conceito talvez muitas pessoas tenham acreditado que ambos são semelhantes, mas são bem diferentes. A inovação tradicional foca nos clientes já obtidos da marca e possui um baixo investimento. Os resultados são em curto prazo e é previsível, uma vez que já conhece o perfil do cliente. O risco é menor e tem mais capacidade de agregar valor não só ao cliente como também ao mercado.

Já a inovação disruptiva foca em novos clientes e tem um alto investimento, tanto no desenvolvimento do produto ou serviço quanto na divulgação. Os resultados são vistos a longo prazo, já que que os riscos são maiores. O retorno do investimento é incerto, já que está voltando seus esforços em um novo nicho. Isso reflete na criação de um novo valor.

Vantagens de investir em um modelo de negócio disruptiva

Há diversos benefícios em utilizar a inovação disruptiva. Para começar, quando há um nicho saturado, é comum que os negócios se mantenham naquele nível de desempenho e não se destaquem. Com este novo modelo, este segmento é reciclado e se torna mais otimizado. Oportunidades são analisadas e o público-alvo observa com mais atenção a esta novidade.

Em relação à concorrência, como se trata de um produto ou serviço novo, há menos chances de ter uma outra empresa oferecendo o mesmo. Mas, caso tenha, será mais fácil participar desta competição pelo espaço no mercado.

Outra vantagem que podemos observar é que há um interesse do público por novidades. Muitas vezes, com a implementação e divulgação certa, é possível que este consumidor mude hábitos após ter acesso com o seu produto ou serviço.

Consequências negativas da inovação disruptiva

Ainda que tenha muitas vantagens, é importante compreender os pontos de risco de investir neste modelo de negócio. Para começar, este conceito costuma mudar muito o mercado. Em alguns casos, concorrentes perdem espaço de mercado assim como na preferência do público.

Isso tudo resulta em empresas falindo, demissões em massa e uma espécie de monopolização do mercado, no qual apenas as marcas preparadas irão se adaptar a este modelo de mercado. Ou seja, uma grande instabilidade até mesmo para empresas já consolidadas.

Além disso, quem não tem experiência de mercado pode ter muito estresse e conflitos investindo neste modelo. Mas esse ponto não está ligado à inovação disruptiva em sim, mas em relação à mentalidade do empreendedor. Afinal de contas, é mais fácil sobreviver a um mercado conhecido do que em um novo nicho. Mas em compensação é mais complicado se destacar em meio a tantos concorrentes.

Como criar modelo de negócio disruptivos?

Existem maneiras de investir em inovação disruptiva no seu campo de atuação. Para começar, deve-se ter em mente que o que você irá oferecer para suprir a demanda de um mercado ainda inexplorado.

Pergunte-se:

*Os novos clientes não usam o produto que já existe pelo valor ou por não compreender a forma de usá-lo?

*Esse novo público está disposto a consumir um produto mais prático?

Esses dois questionamentos são fundamentais para nortear suas estratégias no desenvolvimento do novo produto. E, à medida que for sendo criado, sempre avaliar as métricas relacionadas a isso. Verifique as vendas assim como a conversão do público-alvo. E, caso os resultados não seja o esperado, avalie os resultados e encontre aprendizados. Se for o seu sonho, essas informações servirão como formas de melhorar o negócio.

Nem sempre é um processo linear, afinal de contas estamos falando de inovação disruptiva. Há instabilidade e muita dedicação para enfrentar o dia a dia de um empreendedor. Mas em compensação há muitos benefícios em fazer algo que se ama e que faz a diferença na vida das pessoas.

Se você se interessou pelo modelo de negócio de inovação disruptiva, comece a tirar as ideias do papel. Agora, se já tem uma empresa e deseja alavancar a mesma, acompanhe os nossos conteúdos. Assine a nossa newsletter para acompanhar em primeira mão todas as novidades. Ouça ainda nossos podcasts em qualquer lugar ou leia nossos artigos exclusivos. Seja qual for o meio, sempre terão informações valiosas para agregar valor ao seu negócio.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

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