Pesquisa
  • Aa+
  • Aa-
  • Aa+
  • Aa-
Transformação Digital
https://estrategiasquetransformam.com.br/wp-content/uploads/2019/05/WMC-World-Mobile-Congress.jpg

Mobilidade indústrial e performance

Um dos maiores eventos de tecnologia sem dúvidas mudou completamente a percepção das pessoas do quanto as inovações tecnológicas são intensas. Realizado pela Associação Mundial de Operadoras (GSMA), a Mobile World Congress, ou MWC, teve sua edição de 2019 em Barcelona, na Espanha. É nesta ocasião que grandes marcas de smartphones apresentam seus principais lançamentos.

Voltado para a comunicação mobile, o MWC gera muitas expectativas pelos amantes de novidades no setor e que desejam mais mobilidade. Produtos que ainda vão demorar meses para chegar ao mercado do grande público são testados em primeira mão para quem participa do evento.

7 dias sem precisar recarregar seu celular

Um dos grandes desafios de quem trabalha muito é manter o smartphone funcionando a todo momento. Hoje em dia, a capacidade de otimizar as tarefas diárias é tão grande que é quase impossível desligar o celular. Até mesmo na hora de recarregar a bateria o aparelho é mantido ligado e ainda em funcionamento, dependendo do usuário.

Nisto, a empresa de baterias e pilhas Energizer criou um smartphone com bateria de 18.000 mAh, ou seja, pode ficar até 7 dias sem precisar recarregar. Além deste ponto inusitado, podemos observar o design do aparelho. Em um universo onde a tendência é tornar o celular mais fácil de guardar, o Energizer Power Max P18K Pop apresenta dimensões grandes. Além de alto, o aparelho possui uma grande espessura. Pode ser uma boa opção para quem viaja muito e depende muito do celular para realizar as tarefas do dia a dia.

Tecnologia 5G

De todas as novidades que podemos encontrar, uma das que mais se destaca é a internet das coisas. Para isso, é fundamental que haja um sistema de conexão que atenda às expectativas. E a tecnologia 5G é uma das mais aguardadas por todo o mercado.

Para quem não sabe, o 5G proporcionará velocidades de download superiores a 1 Gbps (Gigabit por segundo). Além disso, as latências serão menores, sendo de cinco ou dez mil segundos e também redes mais estruturadas para lidar com a quantidade de aparelhos IoT.

A Huawei lançou o primeiro smartphone da marca compatível com a rede 5G. Esta novidade segue logo após a Media Tek e a Qualcomm anunciarem que fabricantes parceiras estão desenvolvendo modelos que conseguem utilizar a tecnologia 5G.

5G no Brasil

No Brasil, esta iniciativa acontece através da parceria entre a Tim e a Samsung. As operadoras começaram a desenvolver um trabalho na Itália voltado para a conexão 5G. Isso contribui para aumentar a competição entre as grandes empresas do mundo mobile.

A inovação do LG e da Qualcomm

Outra empresa que está investindo na tecnologia 5G é a LG. A mesma anunciou um smartphone que será compatível com o 5G, assim como uma bateria de 4.000mAh. O aparelho ainda possui uma câmara de refrigeração a vapor e também um processador Snapdragon 855.

Em relação ao 5G, ainda que seja uma tendência muito forte hoje em dia, podemos observar que muitos países ainda necessitam de uma conexão mais veloz. EUA e Coreia do Sul serão os primeiros a possuir o 5G comercialmente em 2019. Ou seja, será através desta experiência que teremos a noção real do que é promessa e o que é realidade em relação ao 5G.

O que pode atrapalhar no desenvolvimento do 5G e na sua mobilidade?

Ainda que muitas empresas estejam adaptando produtos para serem compatíveis com a tecnologia 5G, há outras questões a serem observadas. Para começar, a rede 5G possui disponibilidade limitada. Até mesmo em um mesmo país que oferece esta conexão, há regiões com ótima cobertura e outras que não possuem sinal.

Outro ponto que deve ser observado é que os smartphones terão um valor elevado no mercado. Mesmo as marcas que apresentaram lançamentos este ano devem colocar seus produtos à venda, porém com um custo superior. Levando em consideração a cobertura, haverá muita análise para quem resolver investir neste tipo de tecnologia.

Ainda, para a maioria das pessoas, apenas investir em uma alta velocidade não é o suficiente para atender às expectativas do público. A razão disso é que muitas empresas prometem que o 5G será compatível com diversos dispositivos, como drones, TVs e carros que possuem conexão com o celular. A grande questão é que ainda não existem esses aplicativos e dispositivos compatíveis com 5G.

Mas, ainda que em meio a tudo isso, a tecnologia 5G ainda demonstra ter muito potencial e capacidade de atender a essas expectativas. Mas deve-se compreender que, mesmo as empresas apostando em serem pioneiras em 5G, tudo deve ser um teste. É através desta prática que podemos observar o que fica no papel e o que realmente pode ser implementado realmente em tudo.

Se isso irá demorar a se consolidar no mundo, no Brasil não é diferente. Ainda deve demorar um tempo até que consumidores finais e empresas possam usufruir de todas as vantagens de estar conectados com a conexão 5G. De acordo com um estudo da TrendForce, a expectativa da taxa de adaptação dos smartphones para a tecnologia 5G seja de 0,4%.

Mas é interessante observar as vantagens de investir neste tipo de tecnologia, especialmente no mundo profissional. Através do 5G e das inovações mobile, podemos observar uma alta capacidade de agregar valor ao trabalho assim como otimizar os processos.

Para que um negócio decole de vez, é fundamental que haja formas de diminuir distâncias e aumentar a performance de uma equipe. Por isso que devemos sempre acompanhar as novidades do mercado, assim como as inovações tecnológicas. Ainda que o seu setor não lide diretamente com isso, é essencial saber o que está acontecendo hoje em dia. Una isso com a capacidade de obter resultados eficazes.

Se você gostou do nosso artigo de hoje e quer ler mais conteúdos como esse, assine a nossa newsletter. A cada artigo novo, você receberá um alerta no seu e-mail. Tudo de forma rápida e fácil, pra você não perder nenhuma novidade. Temos ainda outros formatos de conteúdo, como podcast, pra facilitar ainda mais a sua vida. Faça o seu negócio crescer com as nossas dicas super simples e fáceis de serem colocadas em prática.

Publicado em:

Estrategias que Transformam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *