O que virá no mundo pós COVID

No ano de 2023 o MIT Platform Strategy Summit discutiu iniciativas de economia digital ao redor do mundo. Em sua 9ª edição, o Summit é agora um evento líder do setor que explora como o gerenciamento e a economia do modelo de negócios em plataformas e suas implicações globalmente. O foco do evento deste ano foi em como as plataformas estão navegando no mundo pós COVID e o que está por vir. Em um mundo devastado pela pandemia e pelo ecossistema em constante transformação, a cúpula da estratégia forneceu excelentes orientações para avaliar o estado dos mercados de plataforma e para onde eles estão caminhando.

Em 2013, para contextualizar, o Uber tinha apenas quatro anos de vida. Hoje, todos os dez maiores varejistas globais operam no mercado usando o modelo de plataforma. Oito entre os dez principais unicórnios de comércio eletrônico adotam o modelo de plataforma e as 100 principais plataformas transacionam diariamente o valor de bilhões de dólares. Essas 100 plataformas principais respondem por uma capitalização de mercado coletiva de mais de US $ 15 trilhões.

O Summit contou com a participação de 6 CEOs, um Diretor Digital, um diretor de tecnologia e um Economista Chefe, todos oriundos de empresas que fazem parte do grupo empresas Fortune 500.

Separamos abaixo 8 pontos principais da discussão:

1 – Empresas estão considerando o modelo de plataforma como sua estratégia central.

2 – Companhias começam a enxergar oportunidades de levantar recursos, criar network e buscar novos talentos por meio deste modelo.

3 – Vários negócios tradicionais estão se transformando em plataformas, especialmente os que fazem parte dos marcados emergentes, como a África do Sul.

4 – Até mesmo as clássicas empresas de commodity, como as de Aço, estão buscando adaptar-se ao modelo de plataforma, embora tenham de enfrentar desafios sobre questões regulatórias.

5 – Embora as plataformas autônomas sejam consideradas hoje o Santo Graal, sabe-se que a IA exercerá um papel significativo para o desenvolvimento da economia de plataforma.

6 – O que os clientes querem não é especificamente a plataforma, e sim o que ela é capaz de fazer e seus benefícios.

7 – Mais do que qualquer coisa, o modelo inovador de negócios bem como a transformação digital têm a ver com a mudança de mentalidade.

8 – A transição para um modelo de plataforma será liderada por pensadores visionários e criativos, que tenham compreensão do valor das parcerias, bem como, saibam criar um ecossistema que trará sinergias vantajosas.

Leia também outros conteúdos sobre modelo de negócio baseado em plataforma aqui no nosso portal.

tripulação et
tripulação et

Equipe de comandantes, especialistas preparados para retirar insights do mercado e transformar em conteúdos relevantes

imagen ilustrativa virus da covid
imagen ilustrativa virus da covid